Economia
da Partilha
Surge um novo fenómeno, hoje em dia, que impulsiona as
transformações em sociedade, a denominada “economia da partilha” ou “consumo
colaborativo”.
Quer saber mais
sobre um tal movimento?
O
que é a Economia da Partilha?
O mundo está em constante mutação. O conceito de
“economia de partilha” é algo de nuclear na perspectiva da BlaBlaCar. Mas o que
está por tás de um tal conceito e como é que afecta a sociedade em que vivemos?
Esta ideia vem sendo discutida desde os finais da década de 90 do século passado por
economistas e empresários.
Começou, no entanto, a ganhar forma apenas na era digital e das
comunidades virtuais que dela resultaram.
Bryan Walsh, editor sénior da revista TIME, afirmou em
2011 que a economia da partilha está entre as dez ideias que irão mudar o mundo.
Mas porque é que tal acontece?
Os
alicerces da Economia da Partilha
A crise económica, aliada à revolução virtual, criou o
ambiente ideal para desenvolver um tal conceito.
Tal circunstância determinou que 67% dos consumidores
começassem a partilhar bens e serviços. Além disso, a paisagem tecnológica,
criada pelo aumento do acesso à Internet, aparelhos acessíveis e, em particular, o substancial aumento
das comunidades online, acentuou ainda mais a necessidade e a tendência.
A conferir: Nos EUA, há 250 milhões de veículos não
utilizados em 92% do tempo. Muitos de nós temos plena consciência de que o
nosso carro é usado apenas por breves instantes durante o dia. Mas quantos de
nós percebemos que podemos partilhar uma grande parte dos custos, como a
manutenção ou o combustível, com alguém? Não muitos. Através da revolução
virtual e do crescimento de plataformas de partilha, 78% dos consumidores revelaram
que gostariam de experimentar partilhar com alguém que de todo desconhecem. Este
fenómeno está a impulsionar o
crescimento da economia de partilha, que avança cada vez mais e em vertentes
distintas.
O ano de 2013 viu a economia da partilha crescer 25% e
continua hoje em dia a aumentar o seu valor, em especial no que se refere a pessoas
afectadas por crises económicas, uma vez que lhes permite poupar muito
dinheiro.
Três
princípios da economia de partilha
1.Valor sem uso
é um desperdício: A ideia de Frederic Mazzella de criar uma plataforma de
partilha do automóvel surgiu quando se viu privado da sua habitual boleia em
vésperas de Natal. Estava ciente que muitos condutores conduziam exactamente na
mesma direcção, desperdiçado muitos lugares livres. Essa ineficiência foi a
oportunidade de reorganizar e motivar as pessoas a partilhar.
2. Acesso é
mais importante do que propriedade: A geração actual de consumidores
reconhece as vantagens de alugar ou emprestar em alternativa a comprar. Esta
mentalidade significa também uma grande oportunidade para aqueles que não têm
uma carta de condução e não podem pagar outro transporte mais caro.
3. Confiança:
A globalização abriu o caminho para as empresas e nações em constante conexão.
Ao longo do tempo, as comunidades online foram surgindo com perfis de membros e
sistemas de reputação, o que torna mais fácil para nós entrar em contacto com
“estranhos”.
A BlaBlaCar aposta difundir esta perspectiva, apoiando
quem qer no consumo colaborativo para expandir através da criação de uma rede
global de partilha de carro.
Em 2016, a
Plataforma está presentes em 22 países.
Com mais de 25 milhões de membros, a BlaBlaCar é a
maior comunidade de partilha de automóveis do mundo, ao que afirma!