segunda-feira, 18 de abril de 2022

Economia da Partilha

 

Economia da Partilha

Surge um novo fenómeno, hoje em dia, que impulsiona as transformações em sociedade, a denominada “economia da partilha” ou “consumo colaborativo”.

 Quer saber mais sobre um tal movimento?

 O que é a Economia da Partilha?

O mundo está em constante mutação. O conceito de “economia de partilha” é algo de nuclear na perspectiva da BlaBlaCar. Mas o que está por tás de um tal conceito e como é que afecta a sociedade em que vivemos?

Esta ideia vem sendo discutida desde os finais  da década de 90 do século passado por economistas e empresários.

Começou, no entanto,  a ganhar forma apenas na era digital e das comunidades virtuais que dela resultaram.

Bryan Walsh, editor sénior da revista TIME, afirmou em 2011 que a economia da partilha está entre as dez ideias que irão mudar o mundo.

Mas porque é que tal acontece?

 Os alicerces  da Economia da Partilha

A crise económica, aliada à revolução virtual, criou o ambiente ideal para desenvolver um tal conceito.

Tal circunstância determinou que 67% dos consumidores começassem a partilhar bens e serviços. Além disso, a paisagem tecnológica, criada pelo aumento do acesso à Internet, aparelhos  acessíveis e, em particular, o substancial aumento das comunidades online, acentuou ainda mais a necessidade e a tendência.

 A conferir: Nos EUA, há 250 milhões de veículos não utilizados em 92% do tempo. Muitos de nós temos plena consciência de que o nosso carro é usado apenas por breves instantes durante o dia. Mas quantos de nós percebemos que podemos partilhar uma grande parte dos custos, como a manutenção ou o combustível, com alguém? Não muitos. Através da revolução virtual e do crescimento de plataformas de partilha, 78% dos consumidores revelaram que gostariam de experimentar partilhar com alguém que de todo desconhecem. Este fenómeno está  a impulsionar o crescimento da economia de partilha, que avança cada vez mais e em vertentes distintas.

O ano de 2013 viu a economia da partilha crescer 25% e continua hoje em dia a aumentar o seu valor, em especial no que se refere a pessoas afectadas por crises económicas, uma vez que lhes permite poupar muito dinheiro.

Três princípios da economia de partilha

1.Valor sem uso é um desperdício: A ideia de Frederic Mazzella de criar uma plataforma de partilha do automóvel surgiu quando se viu privado da sua habitual boleia em vésperas de Natal. Estava ciente que muitos condutores conduziam exactamente na mesma direcção, desperdiçado muitos lugares livres. Essa ineficiência foi a oportunidade de reorganizar e motivar as pessoas a partilhar.

 2. Acesso é mais importante do que propriedade: A geração actual de consumidores reconhece as vantagens de alugar ou emprestar em alternativa a comprar. Esta mentalidade significa também uma grande oportunidade para aqueles que não têm uma carta de condução e não podem pagar outro transporte mais caro.

 3. Confiança: A globalização abriu o caminho para as empresas e nações em constante conexão. Ao longo do tempo, as comunidades online foram surgindo com perfis de membros e sistemas de reputação, o que torna mais fácil para nós entrar em contacto com “estranhos”.

 A BlaBlaCar aposta difundir esta perspectiva, apoiando quem qer no consumo colaborativo para expandir através da criação de uma rede global de partilha de carro.

 Em 2016, a Plataforma está presentes em 22 países.

Com mais de 25 milhões de membros, a BlaBlaCar é a maior comunidade de partilha de automóveis do mundo, ao que afirma!

 

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