sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Barragens portuguesas em “risco” mas “preparadas”, diz ex-bastonário dos Engenheiros. Que zonas correm maior risco de cheias?

 

As descargas em Espanha, conjugadas com as bacias nacionais, podem fazer o caudal dos rios transbordar e alagar zonas ribeirinhas. Sabendo que não é possível controlar a afluência dos caudais nem a quantidade de chuva que cai, o antigo bastonário Carlos Matias Ramos assegura que “as barragens portuguesas são acompanhadas com grande rigor”

A chuva persistente aliada às descargas que estão a ser feitas pelas barragens de Espanha coloca as barragens portuguesas numa situação delicada, havendo o risco de cheias nas zonas ribeirinhas. “Evidente. Quanto mais caudal afluente, pior”, afirmou o ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros Carlos Matias Ramos em entrevista à SIC Notícias esta tarde.

Admitindo que “risco nulo não existe em parte nenhuma”, ou seja, o risco existe sempre, o antigo presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil assegurou que “as barragens portuguesas são acompanhadas com grande rigor”. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Barragens portuguesas em “risco” mas “preparadas”, diz ex-bastonário dos Engenheiros. Que zonas correm maior risco de cheias?

  As descargas em Espanha, conjugadas com as bacias nacionais, podem fazer o caudal dos rios transbordar e alagar zonas ribeirinhas. Saben...