quinta-feira, 26 de junho de 2025

Marcas brancas conquistam consumidores mais jovens e tornam-se as preferidas para oito em cada dez

 

A marca branca está a consolidar-se como uma escolha dominante nos lares espanhóis, com 97% dos consumidores a incluírem-na habitualmente nas suas compras, segundo um estudo da plataforma Shopadvizor.

O relatório revela ainda que três em cada dez espanhóis compram hoje mais produtos de marca própria do que há um ano, e 80% consideram-nos iguais ou melhores do que os de fabricantes tradicionais.

Apesar do preço continuar a ser o fator decisivo para 90% dos consumidores, o estudo aponta para uma valorização crescente de atributos como a ligação emocional (82%), a variedade (81%), a confiança (77%), a qualidade (76%) e a familiaridade com os produtos (72%).

A tendência é especialmente visível entre os consumidores com menos de 35 anos, grupo em que 92% considera os produtos de marca branca iguais (50%), melhores (25%) ou muito melhores (17%) do que os das marcas tradicionais.

Mas esta preferência não se aplica a todos os casos. Apesar da forte presença, as marcas próprias ainda não substituíram totalmente algumas marcas consideradas “irrenunciáveis”, como Coca-Cola, Nestlé e Danone. Ainda assim, em quarto lugar nesta lista surge já a Hacendado, marca branca da cadeia Mercadona.

E sabe quem realmente produz estes produtos de marca própria? Algumas das líderes da indústria alimentar estão escondidas atrás das marcas de distribuição, popularmente conhecidas como marcas próprias. Essas empresas têm como principais clientes redes de supermercados e fabricam produtos exclusivamente para essas marcas, sem investir nas suas próprias. Leia aqui o “segredo das marcas brancas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Há uma forma de evitar o pagamento duplo do novo IUC

  O Governo prepara uma alteração ao regime do   Imposto   Único de Circulação (IUC) para impedir que milhares de portugueses paguem o impos...