segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Plano Nacional de Literacia Mediática - Estratégia 2025-2029


A Literacia Mediática (LM) é essencial para fortalecer a Democracia e promover uma cidadania mais informada, crítica e ativa. Num mundo onde as informações circulam a uma velocidade sem precedentes, a capacidade de avaliar e interpretar conteúdos de forma consciente é vital para os debates públicos, escrutinando os poderes políticos e exigindo-lhes transparência, rigor e responsabilidade.
 
Reconhecida pela Unesco como uma competência-chave para assegurar os Direitos Humanos, a Literacia Mediática oferece ferramentas que ajudam a compreender como as mensagens são criadas, identificando possíveis interesses subjacentes. Contribui ainda para preparar a sociedade contra os fenómenos da desinformação, que são cada vez mais amplificados pelas redes sociais e plataformas digitais.
 
Com a Inteligência Artificial (IA) também cada vez mais presente no nosso dia a dia, é urgente preparar os cidadãos para interagir de forma ética e responsável com estas novas ferramentas. Apenas uma compreensão crítica da IA permitirá uma sociedade que valorize a informação fiável e o uso consciente da tecnologia. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Barragens portuguesas em “risco” mas “preparadas”, diz ex-bastonário dos Engenheiros. Que zonas correm maior risco de cheias?

  As descargas em Espanha, conjugadas com as bacias nacionais, podem fazer o caudal dos rios transbordar e alagar zonas ribeirinhas. Saben...