A fraude nos seguros automóveis acontece quando uma pessoa fornece informações falsas ou incorretas com o único objetivo de obter benefícios financeiros indevidos através da indemnização do
seguro. Existem várias formas de fraude no seguro automóvel, podemos identificar, por exemplo, a intervenção e envolvimento de diferentes protagonistas, incluindo segurados, agentes, oficinas mecânicas e até mesmo profissionais de saúde.
As situações mais comuns de fraude incluem o fornecimento de informações falsas no momento da contratação sobre o histórico de sinistralidade, local de residência ou outros detalhes para obter prémio mais reduzido.
A encenação de acidentes com o único objetivo de reclamar prejuízos indevidos, que pode ser uma colisão entre viaturas, incêndio, fazer desaparecer como por magia a viatura, também aumentar os
danos é frequente nos acidentes genuínos para a obtenção de um valor mais elevado de indemnização. O roubo de viaturas é também participado em número muito elevado, quando na realidade a viatura foi ocultada ou vendida para peças. Quando existe a participação das oficinas de mecânicas, o esquema de fraude utilizado é a inflação dos custos de reparação ou a reclamação de danos não existentes ou pré-existentes.
Assim, para combater a fraude, as seguradoras utilizam várias estratégias e práticas que estão implementadas para a detetar e prevenir. A utilização de análise avançada de dados para identificar padrões irregulares e comportamentos suspeitos, a Implementação de algoritmos com dados do histórico para análise de grandes conjuntos de dados e assim identificar anomalias e situações anómalas é um procedimento já normal na
atividade seguradora. A partilha de informações sobre fraudes entre seguradoras para identificar padrões recorrentes e indivíduos suspeitos é
também prática corrente.
A verificação rigorosa das informações fornecidas pelos segurados na contratação e renovação do seguro, incluindo histórico de sinistralidade e outros dados relevantes é usual acontecer. A realização de inspeções e averiguações no local em casos de sinistros significativos para avaliar a extensão real dos danos e verificar a legitimidade da reclamação também é prática comum. Avaliação cuidadosa das oficinas mecânicas que realizam as reparações, incluindo auditorias aleatórias e análise de padrões de reparação são matérias de extrema importância. A Formação regular de toda a estrutura, comercial ou técnica é o melhor investimento que uma seguradora pode realizar, desde os agentes de seguros, averiguadores, avaliadores e outros funcionários para que todos possam reconhecer sinais de possível fraude e identificar atividades suspeitas.
A peritagem sendo externa, deverá ter um cuidado acrescido, no
controle dos procedimentos e protocolos, além de que a formação deveria
ser obrigatória já que não é uma exigência do sistema existente. Esta
falta de formação é um problema grave em qualquer organização, muito
mais quando se trata do combate à fraude.
A realização de investigações detalhadas em casos de sinistros
suspeitos, incluindo cooperação com autoridades policiais, se necessário
é o procedimento que muitas vezes não acontece, o que deveria ser mais
frequente para a obtenção de resultados mais positivos. O custo deste
procedimento a exemplo de tudo o que implica o combate à fraude é muitas
vezes colocado como resistência no combate à fraude.
Também a educação dos segurados sobre os riscos e consequências da
fraude deve ser matéria de análise e assunto a tratar na comunicação das
seguradoras, incentivando a honestidade e transparência na prevenção a corrupção nos seguros.
Estabelecer programas de recompensa para incentivar a denúncia de
fraudes e atividades suspeitas por parte dos próprios segurados e
profissionais da área poderia ser um projeto a implementar até porque
hoje todas as seguradoras são obrigadas a ter uma plataforma de
denúncias ao abrigo da legislação do MENAC, seria somente aperfeiçoar em
matéria de legalidade o assunto até porque há seguradoras que já têm
esse assunto tratado ou em estado avançado de implementação.
Ao adotar uma abordagem abrangente e integrada, as seguradoras podem
aumentar a eficácia na deteção e prevenção da fraude nos seguros
automóveis, garantindo um ambiente mais justo e confiável para todos os segurados.
As fraudes nos seguros automóveis não prejudicam somente as seguradoras,
mas também os segurados honestos pois as seguradoras aumentam os
prémios para compensar as perdas causadas pela fraude.
A fraude em seguros é ilegal e contribui para um ambiente em que a
desonestidade é incentivada, no entanto a tentativa de fraude é crime
punido pela lei.
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