quinta-feira, 1 de setembro de 2022

O fruto azul que reduz "significativamente" os níveis de pressão arterial

 Mas que é desconhecido pela maioria. 

Evie Kemp, da empresa Haskapa, produtora de sumo de bagas Haskap, defende que a baga do fruto haskap tem potencial para diminuir "significativamente" os níveis de pressão arterial. 

Provenientes dos climas mais frios do Hemisfério Norte como o Canadá, Japão e Rússia,  as bagas de haskap são uma madressilva comestível. "Grandes estudos demonstraram que dietas com elevado teor de antociânico (as bagas de haskap  têm quatro vezes a quantidade destas em comparação com os mirtilos) têm sido associadas à redução do risco de desenvolver tensão arterial elevada", diz ao jornal Daily Express.

Evie Kemp explica: "Julga-se que as antocianinas atuam no sistema cardiovascular através de uma combinação de mecanismos que incluem o aumento da produção de um químico chamado óxido nítrico, que pode dilatar os vasos sanguíneos, ajudando a aumentar o fluxo sanguíneo e baixar a pressão arterial". "A ingestão de antocianina dietética em todo o mundo varia de três miligramas a 43 miligramas  por dia e, em geral, é mais elevada nos países do sul da Europa em comparação com os países do norte da Europa, como o Reino Unido", acrescenta.

Embora não tenha sido definida uma dose diária recomendada de antocianinas, crê-se que muitos adultos não consomem o suficiente "e um artigo de revisão sugeriu que devíamos comer 50 miligramas por dia", disse, referindo-se a um estudo conduzido por investigadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, e publicado, em 2019, no European Journal of Nutrition.

Recorde-se que a hipertensão arterial ocorre quando há um aumento da pressão nas artérias. Isso faz com que o coração tenha de se esforçar mais para fazer com que o sangue circule pelos  vasos sanguíneos.

Além de ser uma condição preocupante por si só, o seu aparecimento pode também estar associado a outros problemas de saúde ainda mais graves que podem até provocar a morte. A boa notícia é que controlar esta condição está nas nossas mãos, nomeadamente através da alimentação.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

La FEMP acoge la Jornada “El efectivo: garantía de una transición digital justa, inclusiva y segura”

Madrid, 24 de abril de 2024 .- El efectivo sigue siendo el método preferente de pago para muchos ciudadanos por varias razones, entre otr...