sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Preço da luz dispara em todos os países da UE. Portugal inclusive

Os dados do Eurostat relativos a 2020 mostram que o preço da eletricidade está fora de controlo em toda a União Europeia e acumula vários anos de aumentos. Mas quais são as razões que explicam os picos que o preço da luz está a atingir este verão em vários países? As temperaturas extremas deste verão são em parte culpadas, mas não é tudo.

 O preço da luz disparou em todos os países da União Europeia. Em causa, estão as temperaturas extremas deste verão, e não só. De acordo com o El Orden Mundial, que avança com a notícia, julho foi o mês com o preço mais alto de eletricidade alguma vez registado em Espanha. Na Europa, a Roménia e a Grécia também registaram preços diários recorde, enquanto na Alemanha, o custo da eletricidade duplicou a média dos últimos cinco anos.

Por sua vez, a República Checa, Polónia, Portugal e Espanha duplicaram o preço. Uma vez que se tratam de países que dependem do carvão ou do seu isolamento das redes energéticas do resto da Europa, obriga-os a comprar energia mais cara. Já em Itália e em França, embora com aumentos mais brandos, a eletricidade também está a tornar-se mais cara. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário