terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Mulheres têm mais competências digitais do que os homens no local de trabalho

 

A Universidade Rovira i Virgili (URV), em colaboração com a Universidade Europeia de Madrid, desenvolveu uma ferramenta para medir o fosso digital no trabalho que sugere que as mulheres têm uma competência digital superior à dos homens

A Universidade Rovira i Virgili (URV), em colaboração com a Universidade Europeia de Madrid, desenvolveu uma ferramenta para medir o fosso digital no trabalho que sugere que as mulheres têm uma competência digital superior à dos homens.

Esta ferramenta baseia-se em questionários de autoavaliação que permitem medir detalhadamente a competência digital em três indicadores-chave: capacidade, atitude e conhecimento, e compara os resultados por género, setor profissional e identifica pontos fortes e áreas a melhorar. Ler mais

 

Mais de metade das chamadas para 112 são falsas ou não reportam emergências

 

Mais de metade das chamadas feitas para o serviço 112 no ano passado foram falsas ou não reportavam situações de emergência, indicou hoje a PSP, que coordena o número de emergência europeu em Portugal.

Por ocasião do Dia Europeu do 112, que hoje se assinala, a Polícia de Segurança Pública avança que, no ano passado, o serviço 112 recebeu 5.851.146 chamadas, uma média de 15.987 chamadas por dia, que foram atendidas aproximadamente em 10 segundos.

A PSP dá também conta que 59% do total das chamadas feitas em 2024 (3.461.045) foram indevidas, ou seja, foram falsas ou reportavam situações que não necessitavam de socorro imediato. Ler mais

 

Imprensa Escrita - 11-2-2025





 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Neste país, um em cada quatro candidatos mentiu no seu currículo (e muitos dizem que isso os ajudou na carreira)

 

Mentir no processo de candidatura a um emprego é mais comum do que se pensa. Segundo um survey do Resume Builder, de Janeiro de 2025, a dois mil norte-americanos, as mentiras vão desde o exagero de competências à deturpação de experiências anteriores e, em alguns casos, ao fabrico de detalhes pessoais.

 Entre as principais conclusões destacam-se os 44% dos norte-americanos que admitiram ter mentido no processo de recrutamento, sendo que 24% o fizeram no currículo, 19% numa entrevista e 6% na carta de apresentação. Os homens e os Millennials revelaram maior propensão para as inverdades, nomeadamente nos cv e nas entrevistas.

Entre os candidatos a emprego, 24% mentiram no currículo, sendo este o “veículo” mais comum para a desonestidade. As mentiras mais frequentes incluem: Ler mais

Linha que separa consumidores online e offline nunca foi tão ténue. Como podem as marcas dar a volta?

 

A linha que separa os consumidores online e offline nunca foi tão ténue. Jovens adeptos do digital estão a comprar mais em lojas físicas, enquanto consumidores mais velhos, habituados a grandes armazéns, fazem cada vez mais compras online. Neste cenário, a omnicanalidade torna-se essencial para as marcas.

Mas o que quer isto dizer? A omnicanalidade é uma estratégia de vendas e atendimento ao cliente que integra diferentes canais de compra – físicos e digitais – para proporcionar uma experiência fluida e unificada. Ou seja, o cliente tem como opção comprar online e levantar na loja ou reservar produtos para experimentar num espaço físico.

Este modelo não só melhora a experiência do consumidor, como também impulsiona as vendas. Dados da Leap, uma empresa especializada em ajudar marcas digitais, revelam que os consumidores que utilizam ambos os canais gastam 30% mais por pedido e têm o dobro da propensão a repetir compras. Além disso, ao integrar os canais digitais, as marcas ganham acesso a mais dados para tomar decisões de marketing e gestão de inventário mais informadas. Ler mais

Marcas pagam oito milhões por 30 segundos do Super Bowl


O Super Bowl realiza-se no próximo domingo e conta com vários anúncios que foram colocados num ranking, pelo New York Times. Segundo o jornal este ano a criatividade têm estado em baixo. 

O Super Bowl é um dos maiores eventos desportivos norte-americano, atraindo milhares de espectadores pelo jogo e pelo tão esperado “half time”, que conta com anúncios comerciais e com um espetáculo.

Os anúncios para o Super Bowl são vendidos a preços elevados, tendo este ano chegado aos oito milhões de euros por anúncio.

Por ser um momento com tanta importância foi feito, pelo New York Times um ranking dos anúncios que se encontravam disponíveis até ao momento. Segundo o jornal, até ao momento, a criatividade dos anúncios tem estado em baixo, sendo que os que se encontram no topo da lista “não são muito melhores do que a média”. Ler mais

 

Nunca mais vai precisar de uma tomada: bateria nuclear produz energia por 50 anos sem precisar de carregar

Um dos calcanhares de Aquiles dos dispositivos eletrónicos – especialmente os sem fio – é a bateria. Muitos fabricantes têm-se dedicado nesse aspeto, especialmente as marcas chinesas no mercado, mas, no entanto, o consumo e desgaste da bateria continua a ser um dos problemas e preocupações dos utilizadores. E aqui, indicou o jornal espanhol ‘El Economista’, é extensível de carros elétricos a tablets, passando pelos telemóveis.

Porém, a empresa chinesa ‘Betavolt Technology’, especializada na construção de semicondutores, baterias e novos materiais, surpreendeu o mundo com a sua mais recente invenção, ao apresentar uma bateria que chegará ao mercado comercial – ou seja, aos dispositivos usados diariamente – que foi projetada para ter uma vida útil de 50 anos. Ler mais

GNR deteve 19 condutores por excesso de álcool no 1º dia da operação Natal e Ano Novo

  A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 19 pessoas que conduziam com excesso de álcool no sangue, durante o primeiro dia da operação ...