terça-feira, 2 de julho de 2024

'O Dinheiro com Curso Legal e o Dinheiro de Plástico: vantagens e desvantagens'

Numa altura em que o dinheiro físico é substituído pelos cartões multibanco e transições eletrónicas, importa conhecer as principais vantagens de se continuar a utilizar o dinheiro físico em contraposição com o dinheiro virtual. Ouvir
 

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Livro de Reclamações Eletrónico recebeu mais de 1 milhão de reclamações

 

O Livro de Reclamações Eletrónico (LRE) recebeu mais de um milhão de reclamações nos sete anos de atividade que hoje assinala, sendo as comunicações eletrónicas, rede e serviços postais, eletricidade, serviços financeiros e equipamentos elétricos/eletrónicos os mais reclamados.

De acordo com um comunicado divulgado hoje pela Direção-Geral do Consumidor (DGC), o LRE - em funcionamento desde 01 de julho de 2017 -- recebeu até ao momento 1.091.866 reclamações, destacando-se como os setores de atividade mais reclamados os serviços de comunicações eletrónicas (313.576 reclamações), rede e serviços postais (157.471), eletricidade (70.122), serviços financeiros (46.350) e equipamentos elétricos e eletrónicos (45.106).

No total, são 35 as entidades reguladoras/fiscalizadoras registadas no LRE, sendo a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) a entidade que lidera o tratamento de reclamações no formato eletrónico (com 476.413 reclamações), seguida da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE, com 242.981), da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE, com 119.058), da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT, com 55.506) e do Banco de Portugal (BdP, com 50.738). Ler mais

 

Fisco deteta 522 milhões de euros de impostos de grandes contribuintes em falta

 


Unidade de Grandes Contribuintes concluiu 234 inspeções em 2023. Das correções efetuadas, incluindo regularizações voluntárias, destacam-se as efetuadas em sede de IRC e de IVA.

As inspeções da Autoridade Tributária (AT) junto dos grandes contribuintes detetaram cerca de 522 milhões de euros de imposto potencialmente em falta em 2023. Os dados constam do Relatório sobre o Combate à fraude e evasão fiscais e aduaneiras referente ao ano passado, remetido pelo Fisco ao Parlamento.

Durante o ano de 2023, o Fisco concluiu 234 procedimentos de inspeção, de âmbito geral ou parcial, aos sujeitos passivos acompanhados pela Unidade de Grandes Contribuintes (UGC). Ler mais

Apoios da Segurança Social. São estas as datas de pagamento em Julho (da reforma a outras pensões e subsídios). O primeiro é feito quarta-feira

 

Se recebe subsídios ou pensões, já pode consultar as datas de pagamentos dos apoios da Segurança Social em Julho e saber em que dia vai receber a pensão ou subsídio social a que tem direito. 

Confira todas as datas:

  • 3 de Julho: Doença Profissional – Pensões e Subsídios
  • 5 de Julho: Rendas
  • 8 de Julho: Complemento Solidário para Idosos e Pensões
  • 8 de Julho: Pensões
  • 8 de Julho: Prestação Social para a Inclusão
  • 16 de Julho: 1.º Pagamento Desemprego/Doença/Acção Social/SVI
  • 16 de Julho: Prestações Familiares
  • 23 de Julho: Rendimento Social de Inserção
  • 26 de Julho: 2.º Pagamento Desemprego/Doença/Acção Social/SVI
  • 26 de Julho: Subsídio de Apoio ao Cuidador Informal

Queixas contra o sector do turismo aumentam 30% no primeiro semestre


 A categoria de hotéis, viagens e turismo foi alvo de 2582 queixas durante o primeiro semestre do ano, o que corresponde a um crescimento de 30% em comparação com o período homólogo, onde apenas se registaram 1997 reclamações. 

O sector do turismo registou um aumento de 30% no número de queixas durante o primeiro semestre. De acordo com o Portal da Queixa, foram dirigidas ao sector mais de 2.500 reclamações.

A categoria de hotéis, viagens e turismo foi alvo de 2582 queixas durante o primeiro semestre do ano, o que corresponde a um crescimento de 30% em comparação com o período homólogo, onde apenas se registaram 1997 reclamações.

O principal motivo apontado pelos consumidores para as queixas está relacionado com a cobrança indevida, que gerou cerca de 30% das reclamações, seguindo-se a dificuldade com o reembolso e problemas no cancelamento da reserva.

No top5 das entidades com mais reclamações encontram-se três companhias aéreas, TAP, Ryanair e Easyjet, um site de reservas de viagens, eDreams, e um site de reservas de alojamento, Booking.

A ANA- Aeroportos de Portugal é também uma das entidades mais reclamadas, ocupando o sétimo lugar do ranking. A gestora dos aeroporto nacionais viu o número de reclamações aumentar 28%, sendo os principais motivos as longas filas de espera, a má organização, a falta de informação e o mau atendimento.

 

Burla do 'TikTok' preocupa PSP. Já há quase 700 denúncias em 2024

 

Fenómeno 'Pig Butchering' tem registado crescimento e já é o segundo com mais denúncias este ano na categoria das burlas informáticas e nas comunicações, de acordo com dados da PSP. 

Em março, a Polícia de Segurança Pública (PSP) veio alertar par a burla 'Pig Butchering' ('matança do porco', na tradução livre), um esquema que estava a surgir desde o início do ano, sobretudo, rede social 'TikTok'. O fenómeno tem registado um crescimento e em 2024 já foram apresentadas quase 700 denúncias àquela força de segurança, segundo dados oficiais a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

De acordo com os dados, até junho de 2024, a PSP recebeu 654 denúncias relativas a esta burla. 

No que diz respeito a burlas informáticas e nas comunicações, só o esquema 'Olá Pai, Olá Mãe' está à frente do 'Pig Butchering' e é a burla com mais denúncias - 1.278 só este ano. Ler mais

 

Passou no pórtico da Via Verde e a luz ficou amarela?

 Saiba como resolver.

Tem Via Verde e nos últimos tempos quando passa por uma portagem acende-lhe uma luz amarela? Se isto acontece no momento de passagem pelo identificador é sinal que algo não está a funcionar corretamente.

O primeiro passo para saber o que se passa é verificar se o seu identificador está colocado corretamente no para-brisas do automóvel, ou no caso de ter uma moto, na bolsa disponibilizada..

Se sim, passe ao passo seguinte e veja se tem algum alerta no site oficial ou na app para smartphone na categoria 'A Minha Via Verde > Centro de Mensagens'.

Caso não descubra, ainda assim, de onde advém a luz amarela, o apoio ao cliente da Via Verde sugere que tenha em atenção os seguintes pontos.

  • Se está a utilizar a Via Verde pela primeira vez ou necessita ativar nova referência multibanco, deverá fazer a ativação do identificador;
  • Se o cartão de débito associado está válido para pagamento. Caso não esteja, deverá fazer a substituição num terminal Multibanco;
  • Se a matricula do veículo que utilizou está associada ao seu identificador.