sábado, 2 de abril de 2022
sexta-feira, 1 de abril de 2022
"Mentiras disfarçadas de verdade". 5 situações que enganam os clientes
O Portal da Queixa explica, em comunicado, que a partilha destas cinco situações tem como objetivo "elevar o nível de literacia digital na sociedade de consumo", que é a "maior recomendação" contra os enganos.
A propósito do Dia das Mentiras, que se assinada esta sexta-feira, dia 1 de abril, o Portal da Queixa alerta para os cinco maiores enganos de que os consumidores foram alvo este ano. A plataforma adianta que o "setor do consumo está cheio de mentiras disfarçadas de verdade".
O Portal da Queixa explica, em comunicado, que a partilha destas cinco situações tem como objetivo "elevar o nível de literacia digital na sociedade de consumo", que é a "maior recomendação" contra os enganos.
- Segurança das lojas online do Facebook e Instagram. "São centenas e centenas de reclamações sobre burlas e enganos em compras efetuadas em lojas online no Instagram e no Facebook. O esquema é sempre o mesmo: existe uma compra, a encomenda nunca chega e a loja é apagada. O consumidor não consegue entrar em contacto com a mesma e fica sem o dinheiro e sem o produto."
- Sites de compras fraudulentos. "Em causa estiveram duas grandes marcas, mas pode acontecer a qualquer uma. Primeiro foi a Stradivarius a ser alvo de duplicação fraudulenta do website que levou muitos consumidores a serem burlados. Uns meses depois, o Portal da Queixa identificou a mesma ação, desta vez com a Tiffosi. Mais recentemente, outras marcas do grupo Inditex foram alvo de clonagem do website por domínios russos, lesando centenas de consumidores portugueses."
- Phishing em cartões de crédito. "Um tema muito falado foi a burla dos cartões de crédito da WiZink, que foi uma das grandes lesadas da situação. As burlas com cartões de crédito originaram mais de 900 reclamações no Portal da Queixa só em 2021, representando um aumento de 130% face ao ano anterior. No caso concreto da WiZink, foi até criado um grupo de consumidores online, intitulado “Lesados WiZink”, que se uniu via Portal da Queixa."
- Burlas em revenda de bilhetes. "As queixas apresentadas levam a um esquema de burla praticado que é preciso saber identificar. Trata-se de venda especulativa de bilhetes: a tática passa por colocar à venda bilhetes que ainda não têm e esperar que algum consumidor os compre para só depois obterem apenas alguns ingressos junto dos organizadores. Há muitos bilhetes comprados que são falsificados e não são válidos. A venda dos mesmos, claro, é sempre feita com preços inflacionados, aos quais acrescem taxas que os consumidores nem percebem que estão a pagar."
- Falhas nas empresas de gestão de condomínios. "Da falta de regulação à falta de controlo e conhecimentos de gestão ou mesmo de profissionalismo, são várias as reclamações que chegam ao Portal da Queixa relativamente a empresas de gestão de condomínios."
Já são conhecidos os 50 melhores locais para trabalhar em Portugal
Lista da Great Place to Work elenca as 50 empresas que "mais se destacaram pela excelência do ambiente de trabalho e pelas boas práticas na gestão de pessoas".
A Great Place to Work revelou, na quinta-feira, os melhores locais para trabalhar em Portugal, salientando 50 empresas que "mais se destacaram pela excelência do ambiente de trabalho e pelas boas práticas na gestão de pessoas".
"Os setores de IT e Farmacêutico contam com várias representantes entre as empresas que partir deste momento, tornam-se grandes referências para o mercado português, relativamente aos seus modelos de gestão centrados nas pessoas e capazes de entregar elevados níveis de qualidade na experiência dos colaboradores", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Na lista dos melhores lugares para trabalhar em Portugal até 50 colaboradores, a Anturio surge em primeiro lugar, com a Helexia a ocupar a segunda posição. Ler mais
Açambarcamento de farinha já leva a racionamento no mercado grossista
Depois do óleo alimentar, algumas cadeias do mercado grossista já estão a limitar a venda de farinha e, também, pão ralado, para combater o açambarcamento. Associações garantem que não falta produto.
Algumas cadeias do mercado grossista já estão a limitar a venda de
farinha e, também, pão ralado, para combater o açambarcamento destes
produtos, avança o Jornal de Notícias. Depois do óleo alimentar, também
nestes dois produtos as cadeias estão a limitar o número de unidades que
podem ser compradas por dia e por empresa. Ler mais
O Ciberespaço e o Espaço Físico no novo Paradigma do Hospital
O conceito de Sociedade 5.0, oriundo do Japão, tem subjacente um novo paradigma que, em última instância, se pode resumir à ideia de colocar a tecnologia ao serviço das pessoas para permitir uma maior qualidade de vida, num momento em que a esperança média de vida é cada vez maior.
Subjacente a este conceito está o do Hospital 5.0, o qual, para além de aprofundar uma abordagem mais humanizada das pessoas, faz uma nova abordagem da tecnologia, desde a sensorização ao ciberespaço e ao uso de veículos terrestres e aéreos autónomos para apoio às pessoas, independentemente da sua localização geográfica e idade.
É uma nova sociedade, num mundo que se
quer mais sustentável e humanizado, onde o Hospital 5.0 deve desempenhar
um papel de charneira. Ler mais
EU pushes new ‘circular economy’ rules for everyday items
The over-consumption of everyday items and the resources used to make them is heaping pressure on the environment and driving waste generation, which is set to soar by 70% globally by 2050.
On Wednesday (30 March), the European Commission responded with proposals that would require products sold in the EU to comply with standards on circularity, meaning they are durable, can be reused, repaired and recycled, and contain recycled materials.
“In
this way, we protect ourselves and our planet. We build up resilience
in our supply chains and we save money,” said EU environment policy
chief Virginijus Sinkevicius. (...)
DSA : nouvelle stratégie de la Commission européenne pour encadrer les moteurs de recherche
L’exécutif européen a présenté une meilleure manière d’inclure les moteurs de recherche dans les obligations de la loi sur les services numériques (Digital Services Act, DSA), répondant ainsi aux inquiétudes selon lesquelles Google et ses semblables pourraient échapper au champ d’application de la réglementation.
Cette note de la Commission sur les moteurs de recherche en ligne a été communiquée aux diplomates de l’UE mardi (29 mars). Elle présente un texte de compromis avec un régime de responsabilité et des obligations de vérification diligente spécifiques aux moteurs de recherche.
Le DSA s’appuie sur la directive sur le
commerce électronique, qui reconnaît trois types de services : le simple
conduit, à savoir la transmission d’une communication ; la mise en
cache, qui implique le stockage automatique des informations
transmises ; et l’hébergement, pour le stockage des informations. (...)
"Segurança nos brinquedos, segurança no Natal, segurança nas Famílias"
No programa de hoje alguns conselhos tendo em conta a época festiva. As últimas compras de Natal e os cuidados a ter, nomeadamente na comp...
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Le moteur de recherche avait été condamné à 4,3 milliards d'euros d'amende pour abus de position dominante de son système d'e...