Investigação feita na Inglaterra aponta que preços não tem um desconto realPreços foram iguais ou mais baratos nos últimos seis meses antes da Black Friday
Chefe da investigação pede que consumidores façam sua própria pesquisa
Mais
de 90% dos negócios da Black Friday tiveram o mesmo preço ou foram mais
baratos seis meses antes do evento de vendas do ano passado, a Which?
Investigation encontrou. A associação de consumidores pediu aos
consumidores que se certificassem de que os descontos fossem
"verdadeiramente genuínos" antes das vendas deste ano.
A investigação disse que 184 dos 201 itens de seis varejistas, que
incluíam Amazon e John Lewis, tinham o mesmo preço ou eram mais baratos
antes da Black Friday em 2020. Os padrões de negociação avisaram que um
negócio "pode não ser o que parece ser".
Katherine Hart, chefe
do Chartered Trading Standards Institute, acrescentou que "a perspectiva
de golpes levanta sua cabeça" durante o evento de vendas, que ocorre na
sexta-feira (26). “Parece que os eventos de vendas da Black Friday e da
Cyber Monday ficam maiores a cada ano, e muitas pechinchas podem ser
encontradas; no entanto, todos devemos permanecer vigilantes e praticar a
segurança nas compras”, acrescentou ela, em entrevista para BBC.
Consumidores: façam sua pesquisa!
Which?
disse que os itens populares que descobriu ter o mesmo preço ou menos
antes da Black Friday do ano passado incluíam máquinas de lavar,
soundbars e TVs. A investigação analisou itens da Amazon, AO, Argos,
Currys, John Lewis e Richer Sounds observando os preços oferecidos pelas
empresas todos os dias durante os seis meses anteriores e posteriores à
Black Friday de 2020, bem como no próprio dia.
"Com 'desconto' de
£309 (R$ 2309) na Black Friday, os clientes poderiam ter comprado £60
(R$ 448) mais barato por £249 (R$ 1861) cinco meses antes e por £289 (R$
2160) apenas um mês depois," Which? disse. A Richer Sounds teve a maior
proporção de negócios com quatro entre 14, que não eram mais baratos ou
com o mesmo preço antes da Black Friday.
“Reserve um tempo para
identificar os produtos que você realmente deseja e verifique se o
'negócio' que você está vendo representa uma economia genuína”, disse
Ele Clark, uma das responsáveis pela investigação, para a BBC.
Em
resposta à investigação da Which?, a Amazon disse que buscava "oferecer
aos nossos clientes grande valor graças aos preços baixos durante todo o
ano" e que os clientes podiam "comparar facilmente os preços,
permitindo-lhes tomar uma decisão de compra informada". Enquanto isso, a
John Lewis disse que monitorou os preços durante todo o ano e se
igualou aos concorrentes de rua como parte de sua política de "nunca
vender subconscientemente".
Ele explicou que um alto-falante
portátil de música anunciado na Black Friday do ano passado tinha o
mesmo preço entre 20 de novembro de 2020 e 12 de janeiro de 2021, pois
"aqueles dias eram, na verdade, parte da atividade promocional da Black
Friday".