sexta-feira, 26 de novembro de 2021

90% dos preços da Black Friday não têm desconto real

 Investigação feita na Inglaterra aponta que preços não tem um desconto real

Preços foram iguais ou mais baratos nos últimos seis meses antes da Black Friday

Chefe da investigação pede que consumidores façam sua própria pesquisa

Mais de 90% dos negócios da Black Friday tiveram o mesmo preço ou foram mais baratos seis meses antes do evento de vendas do ano passado, a Which? Investigation encontrou. A associação de consumidores pediu aos consumidores que se certificassem de que os descontos fossem "verdadeiramente genuínos" antes das vendas deste ano.

A investigação disse que 184 dos 201 itens de seis varejistas, que incluíam Amazon e John Lewis, tinham o mesmo preço ou eram mais baratos antes da Black Friday em 2020. Os padrões de negociação avisaram que um negócio "pode ​​não ser o que parece ser".

Katherine Hart, chefe do Chartered Trading Standards Institute, acrescentou que "a perspectiva de golpes levanta sua cabeça" durante o evento de vendas, que ocorre na sexta-feira (26). “Parece que os eventos de vendas da Black Friday e da Cyber ​​Monday ficam maiores a cada ano, e muitas pechinchas podem ser encontradas; no entanto, todos devemos permanecer vigilantes e praticar a segurança nas compras”, acrescentou ela, em entrevista para BBC.

Consumidores: façam sua pesquisa!

Which? disse que os itens populares que descobriu ter o mesmo preço ou menos antes da Black Friday do ano passado incluíam máquinas de lavar, soundbars e TVs. A investigação analisou itens da Amazon, AO, Argos, Currys, John Lewis e Richer Sounds observando os preços oferecidos pelas empresas todos os dias durante os seis meses anteriores e posteriores à Black Friday de 2020, bem como no próprio dia.

"Com 'desconto' de £309 (R$ 2309) na Black Friday, os clientes poderiam ter comprado £60 (R$ 448) mais barato por £249 (R$ 1861) cinco meses antes e por £289 (R$ 2160) apenas um mês depois," Which? disse. A Richer Sounds teve a maior proporção de negócios com quatro entre 14, que não eram mais baratos ou com o mesmo preço antes da Black Friday.

“Reserve um tempo para identificar os produtos que você realmente deseja e verifique se o 'negócio' que você está vendo representa uma economia genuína”, disse Ele Clark, uma das responsáveis pela investigação, para a BBC.

Em resposta à investigação da Which?, a Amazon disse que buscava "oferecer aos nossos clientes grande valor graças aos preços baixos durante todo o ano" e que os clientes podiam "comparar facilmente os preços, permitindo-lhes tomar uma decisão de compra informada". Enquanto isso, a John Lewis disse que monitorou os preços durante todo o ano e se igualou aos concorrentes de rua como parte de sua política de "nunca vender subconscientemente".

Ele explicou que um alto-falante portátil de música anunciado na Black Friday do ano passado tinha o mesmo preço entre 20 de novembro de 2020 e 12 de janeiro de 2021, pois "aqueles dias eram, na verdade, parte da atividade promocional da Black Friday".

 

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