quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Pensão para pessoas com deficiência aumenta quase 3% este ano

 

A Prestação Social para a Inclusão (PSI) ou pensão para pessoas com deficiência vai aumentar 2,8% este ano, em linha com o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), enquanto o complemento sobe 105 euros.

O anúncio foi feito pela secretária de Estado da Segurança Social, Filipa Lima, marcando uma actualização que acompanha a evolução do IAS.

De acordo com o Contas Poupança, já o valor do complemento da PSI, destinado a casos de pobreza, «passa para um valor de referência anual de 8040 euros, o que significa que, em termos mensais, tem um aumento de 105 euros, de 565 [euros] para 670 [euros]», anunciou a secretária de Estado.

Filipa Lima justificou a atualização do complemento com a aprovação, no ano passado, de legislação que equipara este complemento ao valor do Complemento Solidário para Idosos (CSI).

«Como eu disse, esta portaria está em fase de aprovação e será naturalmente aplicada com efeitos retroactivos a Janeiro», afirmou a governante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comparticipação do Ozempic pelo SNS vai abranger mais pessoas: o que muda com o novo regime?

O Ozempic, medicamento injetável cujo princípio ativo é o semaglutido, obteve agora autorização de comparticipação para um número mais alar...