terça-feira, 2 de setembro de 2025

Utentes do SNS poderão escolher cirurgias privadas se tempo de espera for ultrapassado

 

A partir de 15 de setembro, os utentes do SNS que aguardem cirurgia sem receber resposta dentro do prazo receberão um SMS que lhes permitirá escolher se querem ser operados em unidades privadas. A medida faz parte do novo Sistema Nacional de Acesso a Consultas e Cirurgia, que visa reduzir os tempos de espera e dar mais autonomia aos doentes, mantendo os custos a cargo do SNS.

A partir de 15 de setembro, os utentes inscritos para cirurgia no Serviço Nacional de Saúde que não recebam uma resposta dentro do tempo máximo recomendado poderão receber uma mensagem de texto a informar que têm a opção de ser operados em unidades privadas com convenção com o SNS.

A medida integra o novo Sistema Nacional de Acesso a Consultas e Cirurgias, que vai substituir o atual Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia.

O teste piloto arrancará em três unidades locais de saúde, com o objetivo de expandir o sistema a nível nacional até novembro ou dezembro, dependendo das experiências iniciais e de possíveis ajustes necessários. Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estado de calamidade: estes são os apoios disponíveis para quem foi afetado pelo mau tempo

  O Governo recordou que existem diversas entidades com apoios para dar resposta aos cidadãos afetados pelo mau tempo que se tem feito sen...