Com o aproximar do arranque de mais um ano lectivo, a campanha “Olhe pelas suas costas” alerta para um problema cada vez mais frequente entre crianças e adolescentes: o transporte diário de mochilas escolares com excesso de peso.
A campanha, que visa consciencializar a população sobre a patologia da coluna vertebral, deixa aos pais alguns conselhos que podem fazer toda a diferença na saúde e bem-estar dos seus filhos em idade escolar. A principal recomendação está na escolha de mochilas leves, bem ajustadas e usadas correctamente para proteger não apenas a postura e a saúde da coluna, mas também a qualidade de vida das crianças no futuro.
«Na hora de escolher uma mochila, os pais devem considerar vários factores. Esta deve ser leve quando está vazia, ter alças largas, acolchoadas e ajustáveis, bem como uma faixa de apoio lombar para ajudar a distribuir o peso. A mochila não deve ultrapassar 10% a 15% do peso corporal da criança. Deve ainda ser proporcional ao tamanho da criança, sem ser maior que o seu tronco», explica Rui Duarte, médico ortopedista e coordenador da campanha. Ler mais

Sem comentários:
Enviar um comentário