Os baixos níveis das reservas de sangue, frequentes nesta época do ano, levaram o Hospital Santa Maria, em Lisboa, a adiar algumas cirurgias e a apelar hoje à dádiva para evitar o agravamento da situação.
“As reservas de sangue estão baixas, como estão em todos os hospitais em Portugal. Isto é um problema do país. Aliás, o IPST [Instituto Português do Sangue e Transplantação] está a trazer sangue dos Açores e da Madeira, porque estamos, de facto, numa situação difícil”, disse à agência Lusa o diretor do Serviço de Imuno-Hemoterapia da Unidade Local de Saúde Santa Maria, Álvaro Beleza.
Segundo Álvaro Beleza, tem sido feito um apelo aos dadores para, antes de irem para férias, doarem sangue, porque “infelizmente os doentes” e os problemas de saúde “não fazem férias”.
“O mais importante é apelar às pessoas para doarem sangue, porque, obviamente, temos que gerir as cirurgias. Ninguém fica sem sangue nas situações mais emergentes e graves – as cirurgias mais complexas -, mas estão a adiar-se algumas que se podem adiar para precisamente termos sangue para aquelas situações mais emergentes”, realçou. Ler mais

Sem comentários:
Enviar um comentário