
O mercado das panelas “cerâmicas” e “não tóxicas”, promovido
por celebridades como Selena Gomez, Oprah Winfrey e Stanley Tucci, está
a ser alvo de crescente escrutínio por parte de especialistas em saúde e
reguladores nos Estados Unidos. Marcas de design como Always Pan,
Caraway e GreenPan, que se tornaram fenómenos de vendas e estrelas das
redes sociais, estão agora sob investigação devido a alegações de
marketing potencialmente enganoso e à presença de substâncias químicas
perigosas nos seus produtos.
As panelas de design com revestimento dito cerâmico ganharam enorme popularidade nos últimos anos, impulsionadas por campanhas publicitárias agressivas e pelo apelo de uma estética moderna e apelativa. A Always Pan, da marca Our Place, a Caraway e a GreenPan, por exemplo, destacaram-se como símbolos de um estilo de vida saudável, com mensagens de marketing que prometem produtos “não tóxicos” e “seguros para a saúde da família”.
As vendas dispararam, em especial durante os primeiros meses da pandemia de covid-19, quando as pessoas passaram a cozinhar mais em casa. A Caraway registou um aumento de 390% nas vendas online entre janeiro e maio de 2020, enquanto a Always Pan chegou a ter 30 mil encomendas em espera. Celebridades como Gwyneth Paltrow, Tan France, Drew Barrymore, Gigi Hadid e Kate Hudson associaram-se às marcas, contribuindo para o seu sucesso. Ler mais
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