Com as temperaturas a subir e as ondas de calor a tornarem-se cada vez mais frequentes em Portugal, muitos recorrem a bebidas frescas para tentar aliviar o desconforto provocado pelo calor intenso. No entanto, especialistas em saúde pública deixam agora um alerta importante: o tradicional copo de sumo de laranja pode não ser a melhor escolha para hidratar o corpo em dias de calor extremo.
O aviso foi dado pela UK Health Security Agency (UKHSA), a agência britânica de saúde pública, no contexto de uma onda de calor que atinge o Reino Unido, mas os conselhos são válidos para qualquer país sujeito a temperaturas elevadas. De acordo com os especialistas, sumos de fruta, smoothies e refrigerantes açucarados devem ser evitados nestes períodos, porque, em vez de hidratar, podem contribuir para a desidratação.
«Os sumos de fruta, os smoothies e os refrigerantes podem conter níveis elevados de açúcar, o que favorece a desidratação do organismo», explicou a UKHSA num comunicado. «O ideal é limitar o consumo destas bebidas e optar por versões sem açúcar adicionado, como refrigerantes dietéticos ou de zero açúcar», acrescentaram. Ler mais

Sem comentários:
Enviar um comentário