quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Descoberta ligação clara entre carne vermelha e cancro

 Têm surgido, ao longo do tempo, vários indicadores de que a carne vermelha pode estar ligada a alguns tipos de cancro. A comunidade científica tem, por isso, tentado encontrar o mecanismo exato responsável por tal ligação.


A mais recente investigação permitiu descobrir porque é que o consumo excessivo de carne vermelha pode causar cancro colorretal — o terceiro tipo mais comum de cancro, responsável por cerca de 10% dos casos em todo o mundo e a segunda principal causa de morte relacionada com esta doença.

De acordo com o BGR, os cientistas analisaram amostras de cancro colorretal e descobriram que o ferro encontrado na carne vermelha reativou uma enzima chamada telomerase através de uma proteína sensível ao ferro conhecida como Pirin. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Barragens portuguesas em “risco” mas “preparadas”, diz ex-bastonário dos Engenheiros. Que zonas correm maior risco de cheias?

  As descargas em Espanha, conjugadas com as bacias nacionais, podem fazer o caudal dos rios transbordar e alagar zonas ribeirinhas. Saben...