quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Manuais que ensinam extorsão sexual ‘à solta’ no TikTok e YouTube fazem soar alarmes das autoridades

 

Uma investigação recente revelou que criminosos estão a partilhar instruções detalhadas para realizar extorsão sexual (‘sextortion’) através de plataformas populares como TikTok, YouTube e Telegram. Estes guias, disponíveis tanto em formato escrito como em vídeo, explicam como enganar adolescentes a enviar fotografias íntimas, que depois são usadas para extorquir dinheiro sob ameaça de exposição pública.

Adam Priestley, gestor sénior da Agência Nacional do Crime (NCA) do Reino Unido, alertou para a existência de “manuais e guias em vídeo, muitas vezes intitulados ‘guias de extorsão sexual’, disponíveis em plataformas como TikTok e YouTube”. Estes materiais fornecem instruções passo a passo sobre como cometer este crime, desde a criação de contas falsas online até à obtenção de números de telemóvel para mensagens, dicas sobre como escolher as vítimas e estratégias para obter lucro.

Os manuais sugerem que os criminosos se concentrem em escolas secundárias e oferecem conselhos detalhados sobre como ameaçar as vítimas e que linguagem utilizar. Em alguns casos, esses guias são vendidos online, sendo o preço de um “guia completo de extorsão” cerca de 10.000 Naira nigerianos (pouco mais de 5 euros). Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário