A literacia financeira dos alunos em Portugal está em linha com a média da OCDE, mas os jovens portugueses, apesar de terem menos contacto com produtos e actividades financeiras digitais, destacam-se quando toca a comparar preços.
A conclusão resulta da avaliação da literacia financeira no âmbito do PISA 2022, que avalia o desempenho dos alunos de 15 anos em diferentes dimensões.
Segundo os dados referentes a Portugal, sistematizados pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), os alunos portugueses obtiveram 494 pontos, numa escala de zero a 1000, em linha com a média de 498 pontos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Entre os 20 países que participaram na
avaliação da literacia financeira, Portugal ocupa o 9.º lugar, numa
avaliação que olha para dimensões como os contextos familiares, sociais,
individuais e de trabalho, conteúdos como o planeamento e gestão de
finanças, riscos e vantagens ou cenários financeiros, e processos
relacionados com a identificação e análise de informação, situações e
questões financeiras. Ler mais
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