terça-feira, 7 de maio de 2024

DIRE©TO AO CONSUMO

 


‘INFORMAR PARA PREVENIR’

‘PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR’

 

Programa de

07 de Maio de 2024

 

I

INTRÓITO

ENERGIA ELÉCTRICA
O DESCALABRO DAS FACTURAS

A INCOMPETÊNCIA DO COMERCIALIZADOR

 

VL

De uma consumidora da Região Centro, agastada com um situação que lhe escaldou mãos e bolsa, o grito que segue.

Mas também um desabafo porque quando se quer reclamar pelos actos de empresas majestáticas (monopólios ou oligopólios) é sempre um martírio fazê-lo.

Quer dar-nos conta da reclamação, para que a possamos partilhar com os nossos ouvintes?

MF

Ei-la:

“ As contas até Março de 2023 estiveram normais (dentro dos parâmetros de inverno).

De Março a Outubro com as leituras reais, como as facturas assinalam, os valores oscilaram entre os 65 e os 80 €.

Daí em diante passaram de 74,67€, em Novembro, a 155,56, 352,26, 597,12, 295, 59 €.

Começámos a querer entrar em contacto com a EDP Comercial para se saber em que se baseia tal disparidade, este descalabro. Quando, em rigor, o agregado familiar é sempre o mesmo: duas pessoas de idade avançada, com hábitos de consumo muito modestos, o equipamento é novo, sem consumo desgarrados, o que nos leva a crer que há aqui algo de muito errado.

Na Internet, procurou-se um n.º de contacto. Não era o indicado, uma gravação remeteu-nos para o 808 53 53 53.

Depois de um tempo de espera,  a máquina começou a indicar-nos um n.º sem fim de ligações e, quando finalmente, uma senhora  muito amavelmente nos atendeu, depois de ouvir na íntegra a  reclamação, remeteu-nos para outro departamento. Contámos novamente o ocorrido e, depois de nos darem as soluções, ligaram a outro departamento que nada poderia fazer porque não há uma ligação directa entre consumidores e  EDP – nem via telefone nem  correio electrónico.

Remeteram-nos para o comercializador, afinal, a EDP Comercial para onde se julgava estar a ligar. Mas aí, amavelmente, deram-nos um novo n.º de telefone. Ler mais

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