As dificuldades económicas podem convidar à compra de marcas de distribuição (MDD) – conhecidas como marcas próprias –, mas estas geram menor diversidade na prateleira, menor rentabilidade para os retalhistas e menor fidelização nos clientes. As conclusões são de um estudo realizado pela Kantar e analisado em conjunto com a Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca.
Os consumidores que optam por mais MDD são menos fiéis aos hiper e supermercados. Além disso, são as insígnias de sortido curto que mais beneficiam com os portugueses que apreciam as MDD. As marcas de fabricante (MDF) representam 60,1% das compras dos compradores de sortido curto em hiper e supermercados.
As MDF continuam a ser necessárias,
conclui o estudo, em todos os tipos de locais de compra. Enquanto os
compradores de MDF representam 46,5% do total de consumidores, o valor
comprado por estes é de 50,3%. Já quem prefere MDD representa 53% do
universo total, mas os seus gastos em compras representam somente 49,7%. Ler mais
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