Com as férias aí à porta, começam as preocupações com o peso. Mas será que está mesmo com uns quilinhos a mais ou é apenas uma ideia da sua cabeça?
O excesso de peso resulta da relação entre a energia que é ingerida através da alimentação e da quantidade de energia que é gasta pelo organismo diariamente. O ideal "é sempre gastar mais energia do que aquela que o corpo tende a acumular, no entanto, nem sempre isso acontece", explica a BodyConcept em comunicado. Lembra também que "ter excesso de peso significa que há mais gordura no corpo do que a ideal e isso pode despoletar doenças como hipertensão, diabetes ou doenças cardiovasculares".
Assim, para saber se está acima do peso indicado para si, há um 'truque'. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a medida utilizada para saber se uma pessoa tem excesso de peso é Índice de Massa Corporal, que é calculado através da divisão do seu peso pela sua altura elevada ao quadrado.
Quando o resultado está entre os 18,5 e os 24,9 o seu peso está normal. Só é considerado obesidade quando está acima de 30 e de obesidade mórbida quando ultrapassa os 40.
Sem comentários:
Enviar um comentário