quinta-feira, 30 de junho de 2022

Brasil pode seguir 'passos' da Europa e adotar carregador universal

 

A proposta do regulador Anatel seria, no entanto, apenas aplicada a telemóveis.

O Brasil está alegadamente a considerar seguir a direção da União Europeia e adotar o USB-C como carregador universal, uma medida que obrigaria as fabricantes de produtos eletrónicos a abandonarem os respetivos carregadores - com uma delas a ser a Apple e o seu carregador Lightning.

Conta o site Tecnoblog que o regulador brasileiro Anatel decidiu abrir uma consulta pública sobre esta padronização, procurando perceber o sentimento das fabricantes e dos próprios consumidores.

No entanto, enquanto na Europa esta padronização diz respeito a todos os dispositivos eletrónicos, a medida proposta pela Anatel para o Brasil teria efeito apenas em telemóveis.

A Comissão Europeia justificou a adoção do USB-C como carregador universal com a sustentabilidade para o meio ambiente e também com uma maior poupança dos consumidores. No entanto, a Apple já veio a público criticar esta medida, que considera ser uma forma de “sufocar a inovação”.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Proibição de carros novos a gasóleo e gasolina ameaça soberania da UE no setor

  O Tribunal de Contas Europeu alertou que a proibição da venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo a partir de 2035 pode por em ca...