sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Se um corta-unhas rombo | for para reparação |com muito mais que um tombo |tende à perpetuação


“Ouvi-o em tempos, com um excelente humor, dizer que “
um corta-unhas rombo com quatro reparações” passaria a ter, segundo a Lei Nova das Garantias dos Bens de Consumo, cinco (5) anos de garantia.

Será que estaria simplesmente a brincar com estas situações do real ou a afirmação tem algum fundamento?

Uma coisa móvel de “longa duração” poderá vir a ter uma garantia de cinco anos se acaso não estiver em condições? Tantos anos de garantia como um imóvel?”

 

A pergunta é interessante e carece, na realidade, se esclareça a questão suscitada.

 

1.    A garantia dos bens móveis de consumo passa a ser, segundo a Lei Nova, de três anos (3) em lugar dos dois (2) que vigoram actualmente (a Lei Nova entra em vigor no 1.º de Janeiro de 2022).

 

2.    A garantia dos bens imóveis, no quadro das relações jurídicas de consumo, sofre uma ligeira inflexão (menos favorável porém, ao que se nos afigura, aos consumidores), pois a Lei Nova mantém os cinco (5) anos de garantia em geral (para os vícios aparentes) e garante os vícios estruturais por 10 anos (os vícios ocultos nas estruturas) reduzindo-os, pois, tal como o concebemos.

 

3.    De harmonia com o que estabelece o n.º 4 do artigo 18 da Lei Nova,

“em caso de reparação, o bem reparado beneficia de um prazo de garantia adicional de seis meses por cada reparação até ao limite de quatro reparações, devendo o fornecedor, aquando da entrega do bem reparado, transmitir ao consumidor essa informação.”

4.    Daí que “um corta-unhas rombo” com quatro reparações beneficie, com efeito (“…é só fazer as contas!”, como diria Guterres), de uma garantia de cinco (5) anos…

 

5.    Porém, há que acautelar as situações porque, no Supremo Tribunal de Justiça, já vimos uma coisa e o seu contrário:

5.1.       O acórdão de 17 de Dezembro de 2015 (conselheira Maria da Graça Trigo) define:

 

“II - A colocação de um veículo na oficina ou oficinas autorizadas da rede da marca do automóvel constitui um facto concludente que permite deduzir a vontade de exigir a reparação dos defeitos “sem encargos”, faculdade que é atribuída pelo art.º 4.º, n.º 1, do DL n.º 67/2003, em alternativa à possibilidade de exigir a substituição do bem, ou a redução do preço, ou a resolução do contrato.

III - Tendo a autora optado pelo direito à reparação do veículo automóvel, não goza mais do direito a invocar tais defeitos ou a falta de conformidade do bem como fundamento para exigir a substituição do automóvel, qualquer que seja o momento que se considere.

IV - Efectuadas sucessivas reparações no veículo e tendo o respectivo custo sido suportado pela ré representante da marca, os direitos da autora encontram-se extintos não por caducidade mas pelo cumprimento.

V - Pretendendo a autora preservar a faculdade de exigir a substituição do veículo por outro equivalente, não podia tê-lo entregue em oficina autorizada da rede da marca do automóvel; ou, tendo-o feito, cabia-lhe ter feito prova de que a reparação fora feita contra sua vontade e de que, aquando da recepção do automóvel, informara as rés de que não prescindia da faculdade de, em alternativa, à reparação do bem, optar por um dos três direitos que o art.º 4.º, n.º 1, do DL n.º 67/2003, prevê.”

 

5.2.       O Conselheiro João Camilo, por acórdão do Supremo Tribunal de Justiça de 05 de Maio de 2015, porém, numa sucessão de reparações sem êxito, admitiu – e bem - que o consumidor podia desde logo fazer cessar o contrato sem roçar o “abuso do direito”:

Tratando-se de compra e venda de um automóvel novo de gama média / alta que após várias substituições de embraiagem, de software e de volante do motor, continuava a apresentar defeitos na embraiagem, pode o consumidor recusar nova proposta de substituição de embraiagem – a terceira – e requerer a resolução (extinção) do contrato, sem incorrer em abuso de direito.”

 

6.    Por conseguinte, para além das reparações e da subsistência da não conformidade, quer parecer que ao consumidor seja lícito pôr termo ao contrato, devolvendo a coisa para que a restituição do preço ocorra.

 

EM CONCLUSÃO:

a.      Um “corta-unhas” rombo, com quatro reparações, passa a ter, com efeito, uma garantia de cinco (5) anos, de acordo com a Lei Nova.

b.      Ponto é saber se, mesmo após uma tal sucessão de eventos, ainda é possível devolvê-lo e ver restituído o preço.

c.       Se a situação subsistir, parece que sim, a colher-se o entendimento do Conselheiro João Camilo, como no caso dos automóveis.

 

Mário Frota

 

Presidente emérito da apDC – DIREITO DO CONSUMO - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Alguém tem um carregador destes?”: 11 respostas sobre a lei europeia do carregador único e como muda a vida do consumidor

  As leis promulgadas na União Europeia atravessam todos os aspetos da vida dos cidadãos dos Estados-membros. Com a nova diretiva sobre o ...