quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Conferência Nacional de Consumo As Políticas de Consumo e os Municípios

 


25 Anos do CIAC de Palmela

 

Conferência Nacional de Consumo

 As Políticas de Consumo e os Municípios

 

9 e 10 de dezembro de 2021

Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela

 

 

Programa da Conferência

 

9 de dezembro de 2021 entre as 9:30 e as 13:30

Programa

09:30 | Abertura: Sessão de boas vindas

Sr. Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro

Sr. Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Eng. João Torres (a confirmar)

Moderação: Área Metropolitana de Lisboa -  (pessoa a designar)

10:00 | Tema 1: A Agenda do Consumidor 2021-2025 e o Compromisso com as Populações e os Municípios

Diretora Geral da Direção Geral do Consumidor, Dr.ª Ana Catarina Fonseca

10:30 | Tema 2: O Perfil do Consumidor na Era Digital

Associação Portuguesa do Direito do Consumo, Prof. Dr. Mário Frota

 11:00 | Pausa para café

 Moderação: Direção Geral do Consumidor, Dr.ª Sónia Passos

11:45 | Tema 3: O Impacto do Consumo Digital nas Crianças e Jovens

Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Prof. Dr. Carlos Neto

12:15 | Tema 4: Os Centros de Informação Autárquica ao Consumidor e o Impacto nas Populações

Serviço Municipal de Informação ao Consumidor, da Câmara Municipal de Sintra, Dr. António Ramos

12:45 | Tema 5: Sociedade de Consumo, que presente e que futuro?

Dr. José Pedro Cobra (a confirmar)

13:20 | Encerramento: Vereador do Pelouro da Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Palmela, Luís Miguel Calha

 Jornadas do Consumidor - Fomento de parcerias de trabalho

Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela

 Temáticas com facilitadores do CIAB – Centro de Informação e Arbitragem de Braga, do CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, da Direção-Geral do Consumidor e do Centro Europe Direct (a confirmar).

 Grupo 1

Que projetos locais são importantes implementar que respondam às necessidades dos consumidores?

Grupo 2

Qual a melhor forma de dinamizar e trabalhar num CIAC respondendo às solicitações dos consumidores e indo ao encontro do plasmado na lei 24/96?

Grupo 3

Que projetos intermunicipais podemos implementar em parceria?

Grupo 4

Quais os grandes projetos com impacto nacional que os CIAC podem alavancar em conjunto com as entidades públicas, as associações empresariais, o movimento associativo, as entidades reguladoras, entre outras?

9 de dezembro

Das 15:00 às 17:00 | Grupos de Trabalho

10 de dezembro

Das 10:00 às 13:00 | Continuação dos Grupos de Trabalho

Almoço

14:30 | Apresentação das propostas pelos porta-voz dos vários grupos

Moderação: AML (a designar)

14:40 | Propostas do Grupo 1           

15:00 | Propostas do Grupo 2

15:20 | Propostas do Grupo 3

15:40 | Propostas do Grupo 4

16:00 | Encerramento: Sr.ª Diretora Geral da Direção-Geral do Consumidor – Ana Catarina Fonseca

 

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