terça-feira, 23 de julho de 2024

Apagão’? Microsoft culpa acordo feito com a União Europeia

 

O representante da Microsoft explica o motivo pelo qual os computadores da Apple não foram afetados pela atualização defeituosa lançada pelam CrowdStrike.

O final da semana passada ficou marcado pelo ‘apagão’ que afetou milhões de sistemas Windows em todo o mundo e que resultou de uma atualização defeituosa feita pela empresa de cibersegurança CrowdStrike.

Um representante da Microsoft afirma agora em comunicado partilhado com o The Wall Street Journal que a União Europeia é culpada pela situação, mais especificamente um acordo firmado entre as duas partes em 2009.

O acordo em questão levou a Microsoft a prometer que os responsáveis por apps de segurança teriam o mesmo acesso ao Windows do que a Microsoft. De acordo com este representante, este é o motivo pelo qual os computadores Mac da Apple não foram afetados, com a ‘Empresa da Maçã’ a impedir este nível de acesso.

“[A Microsoft] não pode bloquear legalmente o seu sistema operativo da mesma forma que a Apple faz devido a um entendimento que fez com a Comissão Europeia na sequência de uma reclamação”, explicou o representante da Microsoft.

 

Direto ao Consumo


 Direto ao Consumo com o Professor Mário Frota

Hoje para além de responder aos nossos ouvintes o Professor Mário Frota aborda o crescente número de reclamações contra os serviços públicos essenciais. Ouvir

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23 de Julho de 2024

I

INTRÓITO

OS SERVIÇOS PÚBLICOS EM GERAL:

O SEU DEPLORÁVEL ESTADO E

O EXERCÍCIO DO DIREITO DE QUEIXA

 

VL

Parece indiscutível que o estado de degradação a que chegaram os serviços públicos tem levado a inúmeras reclamações dos cidadãos.

Reclamações nem sempre passadas ao papel.

Desde a aberração de que os cidadãos só seriam atendidos mediante prévia marcação até ao desplante de se recusarem determinados serviços a receber pura e simplesmente os consumidores depois de uma simples triagem pelos assuntos que quereriam ver tratados.

O actual Governo já está a mexer na coisa. Mas há a necessidade de um enorme  esforço para que as coisas entrem nos eixos.
 Que apreciação lhe merece, Professor, a actual situação?

 

MF

O anterior Governo, valha a verdade, pouco mais fez do que uma inusitada propaganda, tendo deixado degradar-se, entre outros, os serviços públicos em geral.

Os aspectos que o M. R. enuncia são, com efeito, de bradar aos céus.

Os cidadãos ignoram, em geral, de que forma podem exprimir os seus reparos à administração.

Citemos os dispositivos de uma lei de 1999 sucessivamente retocada no que toca ao leque de direitos conferidos, a este propósito, a aos cidadãos.

Comecemos, para sermos benévolos, pelo “sistema de elogios, sugestões e reclamações dos utentes.

 

O que diz a lei de 22 de Abril de 1999?

·         Os elogios, sugestões e reclamações dos utentes relativos aos serviços prestados por um serviço ou organismo da Administração Pública e às pessoas que o tenham prestado, bem como em relação a procedimentos administrativos, são feitos online em plataformas próprias disponibilizadas na Internet.

 ·         A divulgação dos sítios na Internet onde são disponibilizadas as plataformas referidas no número anterior deve ser feita em todos os serviços públicos e em todos os serviços online, de forma bem visível para o utente.

·         A AMA, I. P., disponibiliza uma plataforma na Internet destinada a acolher os elogios, sugestões e reclamações dos serviços e organismos da Administração Pública, sendo que podem ser disponibilizadas outras plataformas específicas para o efeito quando fundada razão de interesse público o justifique.

·         Às plataformas previstas no presente artigo aplicam-se as garantias em matéria de protecção de dados pessoais previstas no RGPD

 ·         Sempre que possível, devem ser disponibilizados meios informáticos que permitam aos utentes, querendo, apresentar online, no próprio local de atendimento, elogios, sugestões e reclamações.

·         Nos locais de atendimento ao público são disponibilizados, como meios subsidiários de apresentação de elogios, sugestões e reclamações, a caixa de sugestões e elogios, bem como o livro de reclamações, devendo ser utilizados apenas quando seja impossível ou inconveniente a apresentação online dos mesmos. Ler mais

Há um chatbot a mentir e a fazer-se passar por ser humano. Investigadores fazem soar os alarmes

 

A possibilidade de a IA vir a substituir os humanos tem sido amplamente debatida por especialistas (e não só). Recentemente, um chatbot veio tornar essa ameaça mais credível.

 Segundo a Wired, um popular serviço de chamada automática não só consegue fingir ser humano, como também mentir sem ser instruído a fazê-lo. A mais recente tecnologia da Bland AI, uma empresa norte-americana de vendas e suporte ao cliente, é um exemplo disso. A ferramenta pode ser programada para fazer os clientes acreditarem que estão a falar com uma pessoa real.

Um vídeo, publicado no X, mostra uma pessoa em frente ao outdoor da empresa que diz “Ainda a contratar humanos?”. O homem liga para o número exibido e o telefonema é atendido por um bot, mas parece um humano. Se o bot não tivesse reconhecido que era um “agente de IA”, teria sido quase impossível diferenciar a sua voz da de uma mulher. O som, as pausas e as interrupções de uma conversa ao vivo estão todos lá, fazendo com que pareça uma interacção humana genuína. A publicação já teve mais de 12 milhões de visualizações. Ler mais

Diário de 23-7-2024

 


Diário da República n.º 141/2024, Série I de 2024-07-23

NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

Torna público que o Reino de Espanha notificou a sua denúncia do Tratado da Carta da Energia, feito em Lisboa, a 17 de dezembro de 1994.

NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

Torna público que o Reino dos Países Baixos notificou a sua denúncia do Tratado da Carta da Energia, feito em Lisboa, a 17 de dezembro de 1994.

NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

Torna público que o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte notificou a sua denúncia do Tratado da Carta da Energia, feito em Lisboa, a 17 de dezembro de 1994.

NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

Torna público que a União Europeia e Comunidade Europeia de Energia Atómica (EURATOM) notificou a sua denúncia do Tratado da Carta da Energia, feito em Lisboa, a 17 de dezembro de 1994.

Já cá está o verão. Portugal em cuidados com o calor e sem churrascos

 

Nesta segunda quinzena de julho, Portugal está a banhos ou pelo menos de férias. O IPMA veio alertar que o verão já terá chegado de vez e que as temperaturas máximas vão rondar os 40 graus em grande parte do país.

Com as alterações climáticas, o mês de junho assemelhou-se a uma primavera tardia em Portugal, apesar das vagas de calor nos países do mediterrâneo.

As recomendações para a proteção dos mais vulneráveis volta aos títulos e é sempre bom lembrar que as crianças e os idosos são os mais sensíveis ao calor, assim como pessoas com doenças crónicas. Nunca será de mais lembrar que a hidratação e a proteção à luz direta do sol são as principais defesas contra o calor, mas também sugerimos que use roupas largas, bebidas frescas sem álcool e se puder, zonas de sombra e com ar condicionado. Ler mais

Conduzir de chinelos, usar o telemóvel ou retocar a maquilhagem podem dar-lhe uma multa? Saiba o que esperar

 

Muitos condutores têm ainda dúvidas sobre se certos comportamentos podem ou não ser alvo de infrações por parte das autoridades. Neste artigo, vai tirar todas essas dúvidas.

Conduzir de chinelos dá multa?

O Código da Estrada não determina que tipo de calçado pode usar enquanto conduz. Contudo, existe uma prescrição genérica segundo a qual os condutores devem “abster-se da prática de atos suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança”.

Fumar, é proibido?

O Código da Estrada não determina especificamente a proibição de fumar ao volante. Mas, se a polícia entender que um comportamento implica riscos durante a condução, pode punir o condutor com uma coima entre os 60 e os 300 euros. Ler mais

Jornal As Beiras - 26-12-2025