quinta-feira, 18 de julho de 2024

No ar contas Consigo na Rádio Valor Local


No ar contas Consigo com André Antunes. Ouvir

Portal da Queixa recebeu quase cem mil reclamações nos primeiros seis meses do ano

Por sector, o dos correios, transporte e logística representou 11,7% do total de reclamações no período em análise, motivadas, sobretudo, por constrangimentos na entrega das encomendas.  

O Portal da Queixa recebeu 97.470 reclamações no primeiro semestre do ano, o que corresponde a um aumento de 10% em termos homólogos. No mesmo período do ano passado, o portal tinha recebido 88.300 participações.

Por sector, o dos correios, transporte e logística representou 11,7% do total de reclamações no período em análise, motivadas, sobretudo, por constrangimentos na entrega das encomendas. A seguir a este sector seguem-se os serviços e administração Pública (10,8%), as comunicações, TV e Media (7,8%) e a banca, pagamentos e investimentos (6,9%), com os “débitos indevidos, dificuldade no atendimento e problemas relacionados com os créditos habitação” a listarem-se entre as principais razões para as queixas. Ler mais

Seul alerta para produtos com substâncias tóxicas vendidos na Shein e AliExpress

 


O Governo Metropolitano de Seul publicou esta quinta-feira uma nova lista de artigos vendidos na Shein e AliExpress contendo substâncias tóxicas acima dos níveis permitidos localmente.

O Governo Metropolitano de Seul publicou esta quinta-feira uma nova lista de artigos vendidos na Shein e AliExpress contendo substâncias tóxicas acima dos níveis permitidos localmente, após analisar produtos vendidos nas plataformas chinesas de comércio eletrónico.

As autoridades da capital sul-coreana querem pedir ao Ministério da Segurança Alimentar e dos Medicamentos sul-coreano que proíba a comercialização de todos estes produtos, incluindo roupa interior feminina e maquilhagem, e que as próprias plataformas deixem de os vender na Coreia do Sul. Ler mais

Cartão de Cidadão: Como renovar, levantar, cancelar ou ativar? Esclareça as dúvidas

Desde 10 de junho, quem pede um novo cartão de cidadão ou a sua renovação recebe um documento com características diferentes. Mas os cartões de cidadão anteriores que estejam dentro do prazo de validade não precisam de ser substituídos. Podem continuar a ser usados até à data de renovação seguinte inscrita nos documentos. O processo de atendimento presencial e online também sofreu alterações: não é necessário fazer agendamento prévio para ser atendido.

Neste artigo, fique a saber como e onde renovar o cartão de cidadão, como é feita a renovação automática, quais os custos e como pedir um cartão urgente. Explicamos ainda como proceder para levantar e ativar o cartão de cidadão e os códigos PINalterar a morada ou estado civilcancelar em caso de perda ou roubo e a importância dos dígitos de controlo. Ler mais

 

Dior e Armani investigadas por condições de trabalho ilegais

 
Horários de trabalho acima dos limites legais e em condições de saúde e segurança insuficientes são algumas das acusações apontadas à Armani e à Dior pela Autoridade da Concorrência italiana. Este é um organismo que assegura que as normas, em todos os temas que possam afectar a livre concorrência, são cumpridas.

Assim, em Itália, esta entidade pública abriu uma investigação por alegadas práticas comerciais desleais contra várias empresas dos grupos de luxo Armani e Dior, devido a condições de trabalho ilegais nas oficinas que as fornecem.

As investigações surgem depois de a Procuradoria de Milão ter colocado várias empresas da Armani e Dior sob administração judicial, depois de ter investigado a cadeia de abastecimento dos fornecedores e ter descoberto a exploração a que estavam sujeitos os trabalhadores. Ler mais

Portal das Matrículas continua a dar dores de cabeça a pais e alunos. Centenas de queixas devido a erros e constrangimentos a poucos dias do fim do processo

 Está a decorrer, desde início desta semana, o período de matrículas escolares para os alunos dos 10.º e 12.º anos de escolaridade mas, novamente devido a problemas com a plataforma informática do Portal das Matrículas, o processo está a revelar-se uma verdadeira dor de cabeça para pais, encarregados de educação e estudantes. As queixas multiplicam-se nos últimos dias, com muitos problemas reportados centenas de vezes nas redes sociais, em grupos, blogues ou até caixas de comentários.

Ao que apurou a Executive Digest, os encarregados de educação dão conta de problemas na altura de escolher a escola na qual fazer a inscrição, constrangimentos na seleção do curso ou de disciplinas e impossibilidade de confirmar o envio da matrícula. Há também que relate não conseguir passar além do “passo 3”, no caso de querer alterar o curso e escolher um novo. Ler mais

Diário de 18-7-2024

 


Diário da República n.º 138/2024, Série I de 2024-07-18

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL

Declara a inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, da norma do artigo 154.º da Lei n.º 7-A/2016, de 30 de março, na parte em que, atribuindo caráter interpretativo à redação dada pelo artigo 153.º dessa Lei à Verba 17.3.4 da Tabela Geral do Imposto do Selo, determina que se considerem abrangidas por esta verba as quantias cobradas entre entidades bancárias, em data anterior à entrada em vigor daquela Lei, por operações com cartões em caixas automáticas e a título de taxa multilateral de intercâmbio.

Jornal As Beiras - 26-12-2025