quarta-feira, 17 de julho de 2024

La AP de Madrid anula una ‘revolving’ de Carrefour con una TAE del 21,99 por falta de información precontractual clara


La sección 21 de la Audiencia Provincial de Madrid, en una sentencia de 22 de abril del 2024 de la que ha sido ponente el magistrado Jose Maria Ortiz, ha estimado parcialmente el recurso de apelación formulado por la representación procesal de Servicios Financieros Carrefour E.F.C., S.A frente a la sentencia de fecha 28 de julio de 2022, dictada por el juzgado de Primera Instancia número 2 de Alcobendas, en el seno del procedimiento  ordinario número 1009/2021, revocando la misma, en el sentido de desestimar la acción de declaración del contrato de tarjeta de crédito como usurario.

Al mismo tiempo, la Sala sí estima la otra pretensión subsidiaria de esta consumidora asesorada por Celestino García, abogado con despacho en Avilés y varios asuntos ganados en el Supremo, y reconoce la acción de falta de transparencia y abusividad del clausulado relativo al interés remuneratorio del referido contrato. Ler mais

Está no ar Economia de A a Z - Rádio Valor Local

 


Está no ar Economia de A a Z com António Félix. Ouvir

Segurança Social está a cobrar juros mesmo quando os atrasos são seus

 Um relatório aponta várias falhas no sistema informático da Segurança Social, desde a cobrança indevida de juros e a burocracia na correção dos erros.


O relatório da Provedora de Justiça de 2023 revela que a Segurança Social continua a ser a principal fonte de queixas dos cidadãos. Entre os problemas destacados está a aplicação automática de juros pelo sistema informático do Instituto da Segurança Social (ISS), mesmo quando o atraso nas contribuições é responsabilidade da própria instituição.

Embora a informatização vise aumentar a eficiência, os automatismos rígidos muitas vezes ignoram as especificidades dos casos individuais. O sistema do ISS calcula automaticamente os juros após identificar contribuições em falta, mesmo que o atraso se deva à própria Segurança Social. Este processo pode ser revertido apenas mediante reclamação, que muitas vezes é lenta e burocrática. Ler mais

terça-feira, 16 de julho de 2024

Portal único dos serviços digitais vai integrar todos os serviços do Estado. "Perdi a carteira" alargado a todo o país

 

A ministra da Juventude e Modernização anunciou hoje que o Governo não vai criar mais portais e aplicações para o cidadão aceder aos serviços da administração pública. 

A governante anunciou que o Governo vai centralizar em gov.pt um portal único dos serviços digitais do Estado.

O Governo apresentou hoje 15 medidas para a digitalização da Administração Pública aprovadas hoje em Conselho de Ministros.

O plano tem um "prazo de implementação até o ano 2025, com exceção de uma das medidas, e são medidas que vão ser avaliadas".

A governante destacou cinco áreas "particular relevância" cpmeçando por enumerar alterações à atribuição de "números de identificação para cidadãos estrangeiros". Ler mais

 

 

REPORT_Assessing Urban Legacy_ENG 12/01/23


In the Paris 2024 legacy plan, public spaces are mentioned as part of the ... Paris2024-210830-Legacy-Plan-EN.pdf (◯). ○. Paris 2024 Sustainability and ... (...)

Atenção deixou de ser olá pai passou a ser GNR

 


ISTO É O POVO A FALAR

 


Direitos do Consumidor com Mário Frota #27 

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Jornal As Beiras - 26-12-2025