quinta-feira, 13 de junho de 2024

Viaja nos transportes da Carris? Já pode pagar o bilhete com MB Way

 

Já é possível recorrer àquela aplicação de pagamentos para pagar a tarifa de forma simples e rápida. Um código QR está disponível em todos os autocarros e elétricos da Carris. 

A tarifa de bordo dos veículos da Carris já pode ser paga em MB Way. A partir desta quarta-feira, está disponível em todos os transportes da empresa um código QR para que os utilizadores possam efetuar o pagamento de forma cómoda.

Através de um comunicado conjunto, enviado às redações, a SIBS e a Carris informam sobre a disponibilização da funcionalidade em todos os autocarros e elétricos daquela empresa pública. A funcionalidade dispensa a necessidade de numerário ou cartões, assim como de bilhetes em papel. Em causa está um contributo para a “mobilidade e sustentabilidade ambiental”.

O presidente do Conselho de Administração da Carris, Pedro de Brito Bogas, assinalou que aquela tecnologia “vai facilitar o dia a dia de milhares de passageiros, promovendo uma melhor mobilidade, mais prática e sustentável na nossa cidade”, em declarações citadas no mesmo comunicado.

A CEO do Grupo SIBS, Madalena Cascais Tomé, sublinhou que se trata de “um passo significativo na modernização da mobilidade urbana, proporcionando uma forma rápida e conveniente de pagar as viagens”.

 

Projecto junta instituições do ensino superior para fortalecer competências digitais em jovens e adultos

 

O consórcio “Digital Sul + Ilhas”, composto por seis Instituições de Ensino Superior (IES) — Universidade Nova de Lisboa (através da NOVA FCT, NOVA FCSH e NOVA IMS), Universidade de Évora, Universidade do Algarve, Universidade da Madeira, Universidade dos Açores e Egas Moniz — anuncia uma iniciativa para fortalecer a formação em áreas digitais para pessoas pertencentes às áreas não CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

As formações são gratuitas e começam no início de Setembro.

O principal objectivo do consórcio é oferecer uma formação abrangente em Audiovisuais e Produção dos Media, Informática, Ciências Informáticas, Electrónica e Automação. A iniciativa pretende formar 2400 jovens e adultos, alinhando-se com os objectivos do “Investimento Impulso Mais Digital”. A ampla oferta do consórcio visa preparar os participantes para um mercado de trabalho cada vez mais dependente de ferramentas digitais e TIC. Ler mais

Diário de 13-6-2024

 


Diário da República n.º 113/2024, Série I de 2024-06-13

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS - SECRETARIA-GERAL

Retifica a Portaria n.º 155-A/2024/1, de 24 de maio, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 101, suplemento, de 24 de maio de 2024.

Casos de crianças com comportamentos autolesivos estão a aumentar: “O bullying que existe nas escolas não é uma brincadeira”

 

As comissões de proteção das crianças e jovens estão a receber cada vez mais casos de crianças com comportamentos autolesivos, muitas delas vítimas de bullying nas escolas, alertou a presidente da comissão nacional.

“O bullying que existe nas escolas não é uma brincadeira”, alertou esta quarta-feira a presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), Rosário Farmhouse, durante uma audição parlamentar na Comissão de Educação para analisar o dever de reporte das escolas face às suspeitas de violência sobre crianças.

Rosário Farmhouse revelou que as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) receberam “um aumento enorme de comportamentos autolesivos, grande parte delas vítima de bullying, de qualquer tido de bullying, mas muito deste bullying que os pais não tem noção do que se está a passar, porque é mais invisível e só em casos extremados é que se apercebem”. Ler mais

Radares de velocidade média na Ponte de Vasco da Gama entram em funcionamento sábado

 Os equipamentos estiveram a realizar testes nos últimos três meses, tendo controlado mais de 100.000 veículos e registado 275 infrações muito graves.

A Guarda Nacional Repúblicana (GNR) anunciou que a Ponte Vasco da Gama vai ter, a partir deste sábado, os radares de controlo de velocidade média em pleno funcionamento. A Guarda pretende eduzir a sinistralidade, aumentar a fluidez de trânsito e contribuir para a erradicação das corridas ilegais.

A GNR e a Lusoponte celebraram, esta quarta-feira, um protocolo de cooperação, para o funcionamento de aparelhos de velocidade na Ponte Vasco da Gama, sobre o rio Tejo, que liga os distritos de Lisboa e Setúbal. Ler mais

Custo da abolição das portagens nas ex-SCUT vai ficar a cargo dos contribuintes, garantem concessionárias

 
A Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) defendeu hoje que, a avançar a abolição das portagens nas ex-SCUT, o custo vai ser suportado pelos contribuintes.

“Sobre a decisão tomada hoje no parlamento, consideramos útil alertar para o facto de que, se avançar a abolição total de cobrança de portagens nas ex-SCUT, o seu custo passará totalmente a ser suportado por todos os contribuintes, através do Orçamento do Estado”, afirmou o presidente da APCAP, Manuel Melo Ramos, em comunicado à Lusa.

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram hoje o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade. Ler mais

Dois anos após fim da covid, serviços públicos continuam a exigir marcação

 Tem uma urgência? É bom que a tenha previsto ou dificilmente será atendido nas Finanças, nos Registos ou na Segurança Social... Governo decretou que pelo menos metade dos atendimentos deviam ser cumpridos sem ser preciso marcar, mas isso continua a não acontecer. Inconstitucional? Sim, mas as queixas e os alertas da Provedora da Justiça não chegaram para trazer a normalidade aos serviços do Estado.

Serviços de Finanças, emissão ou regularização de documentos, passaporte de última hora, temas de justiça e de segurança social. Escolha o seu serviço público e nem lhe passe pela cabeça simplesmente dirigir-se a um balcão. Ou marca antes — naturalmente, depois de perceber se o serviço que pretende gere as marcações por telefone, e-mail ou por um formulário digital perdido no labirinto do respetivo portal —, ou não será atendido nem verá resolvida a situação.

É inconstitucional? É. Mas os serviços do Estado continuam a praticar maioritariamente os modelos dos tempos da pandemia, mesmo tendo recebido ordens para normalizar o atendimento. E os cidadãos pouco podem fazer. Ler mais

 

Apps? Bancos terão de informar regulador das comissões nas transferências

  Os bancos vão ter de passar a informar o Banco de Portugal das comissões que cobram nas transferências através de aplicações de pagament...