quinta-feira, 13 de junho de 2024

Golpe da chamada perdida continua a colecionar vítimas: não ligue de volta para estes números de telefone

 Infelizmente, há inúmeros golpes relacionados com telemóveis: por vezes é apenas o spam, outras – cada vez mais comuns – a burla “olá pai, olá mãe’. No entanto, há os que consistem apenas numa chamada perdida, naturalmente de um número desconhecido.

Parece improvável que uma chamada perdida, ou seja, aquela que não atende ou interage com alguém, possa representar um perigo para si e para o seu dinheiro. No entanto, ‘esconde’ um dos truques mais eficazes do mundo e a sua grande eficiência deve-se justamente à simplicidade do golpe.

Agora veja: quando recebe uma notificação no telemóvel, o normal é desbloqueá-lo e ver quem ou o que era. Fazemos o mesmo numa chamada, com uma diferença: muitas vezes procuramos verificar ligando de volta para o número perdido. Ler mais

Aprovada isenção de IMT e do imposto de selo para jovens na compra da primeira casa

 

O parlamento aprovou hoje a isenção de IMT e Imposto do Selo para jovens até 35 anos que comprem a primeira casa, uma autorização legislativa do Governo com votos contra do PCP e Livre e abstenção do PS e BE.

A votação decorreu na sessão plenária de hoje e foi feita na generalidade, especialidade e final global ao mesmo tempo, tendo contado com os votos a favor de PSD, Chega, IL, CDS-PP e PAN, os votos contra do PCP e Livre e a abstenção do BE e PS.

A discussão desta proposta de autorização legislativa do Governo que atribui uma isenção de IMT e do Imposto do Selo aos jovens até aos 35 anos na compra da primeira habitação tinha decorrido na véspera em plenário.

A medida de proposta pelo Governo -- e que o executivo pretende que entre em vigor em abril -- atribui uma isenção de IMT e de Imposto de Selo na compra de casa cujo valor (para efeitos de liquidação destes impostos) não supere os 316.772 euros, ou seja, o equivalente ao 4.º escalão do IMT.

A medida contempla ainda uma isenção parcial para casas entre 316.772 e 633.453 euros (incidindo sobre esta parcela uma taxa de 8%).

JF (LT)// RBF

Lusa

 

Mais um passo para a abolição das portagens nas ex-SCUT. Mas as críticas continuam a surgir

 
Em maio, o parlamento aprovou na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN, a abstenção da IL e o voto contra do PSD e do CDS-PP.

Esta quarta-feira, os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram o projeto dos socialistas, durante a votação na especialidade.

Como foi a votação?

Durante este processo na especialidade, a maior parte dos artigos teve uma votação semelhante à registada aquando a votação na generalidade, em que o projeto recolheu os votos favoráveis do proponente, do Chega, Chega, BE, PCP, Livre e PAN, a abstenção da IL e o voto contra do PSD e do CDS-PP. Ler mais

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Plano de Verão do SNS: Governo divulga hoje mapa das urgências e blocos de partos abertos nos próximos meses

 

O chamado ‘plano de verão’ para o SNS, que inclui os mapas que indicam as urgências de ginecologia, obstetrícia e pediatria e blocos de partos abertos em várias regiões do país serão publicados esta quinta-feira, anunciou a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Esta decisão surge após críticas de falta de transparência devido à interrupção na divulgação destas informações.

A Ministra foi ouvida na Comissão de Saúde na Assembleia da República, onde garantiu que os mapas serão disponibilizados, apesar de reconhecer que estes estarão “permanentemente desatualizados”. Ana Paula Martins enfatizou, no entanto, a importância de contactar a Linha SNS Grávida, parte integrante da Linha SNS24, antes de se dirigir a qualquer unidade de saúde. Ler mais

Terminam hoje as candidaturas ao sorteio de 27 habitações com rendas acessíveis no Porto

 
Terminam esta quinta-feira as candidaturas para o sorteio de 27 habitações com rendas acessíveis no Porto. Este concurso para subarrendamento a rendas acessíveis foi lançado pela autarquia da Invicta no dia 31 de maio, e as candidaturas podem ser apresentadas até às 18 horas hoje.

As habitações disponíveis no Programa Municipal Porto com Sentido variam em tipologia, desde T0 a T4, e estão localizadas em várias áreas da cidade, incluindo Campanhã, Cedofeita, Lordelo do Ouro, Massarelos, Paranhos, Ramalde e Santo Ildefonso.

As rendas das casas são cerca de 20% inferiores às praticadas atualmente no mercado, podendo mesmo ser inferiores a 400 euros por mês com subsídio máximo. Até o momento, o município do Porto colocou mais de 300 habitações no mercado de arrendamento acessível, com uma renda média de 428 euros. Ler mais

Conhece o nutri-score presente em rótulos de bens alimentares?

 

O Nutri-score é uma tentativa de ajudar o consumidor a compreender a mensagem, ajudando-o a tomar as melhores decisões. 

Trata-se de um código de cores, quase como um semáforo, – verde, verde-claro, amarelo, laranja e vermelho – e de letras – A a E – colocado no rótulo do produto, que atribui uma nota global a cada alimento. O Nutri-score é uma tentativa de ajudar o consumidor a compreender a mensagem, ajudando-o a tomar as melhores decisões.

As más escolhas alimentares podem ter impacto na saúde. Olhar para o rótulo de um produto alimentar e interpretá-lo pode ser o passaporte para uma vida mais saudável. No nosso mercado já se encontram produtos com esse rótulo. Procure-os e leia atentamente antes de comprar. Ler mais

 

Em 15 anos Portal da Queixa regista mais de um milhão de queixas

 

No ano em que celebra 15 anos o Portal fez um balanço da sua atividade, tendo concluído que em mais de uma década foram recebidas 1.138.000 reclamações. O Portal refere que o valor médio de queixas resolvidas está atualmente nos 80% e a satisfação dos consumidores cresceu para 4.23 sobre 10. 

O Portal da Queixa recebeu mais de um milhão de reclamações em 15 anos de existência, tendo ajudado os consumidores a resolver problemas de consumo num valor que ultrapassa os 10 milhões de euros.

No ano em que celebra 15 anos o Portal fez um balanço da sua atividade, tendo concluído que em mais de uma década foram recebidas 1.138.000 reclamações. O Portal refere que o valor médio de queixas resolvidas está atualmente nos 80% e a satisfação dos consumidores cresceu para 4.23 sobre 10. Ler mais

 

Apps? Bancos terão de informar regulador das comissões nas transferências

  Os bancos vão ter de passar a informar o Banco de Portugal das comissões que cobram nas transferências através de aplicações de pagament...