segunda-feira, 4 de abril de 2022

Operação “RoadPol” direcionada para cintos de segurança e sistemas de retenção de crianças

 


A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre o dia 4 e 10 de abril, no âmbito do planeamento anual efetuado pela RoadPol, irá realizar uma operação intitulada “RoadPol - Seatbelt”, de fiscalização intensiva direcionada para a utilização de cinto de segurança e sistemas de retenção de crianças (SRC), em todo o território nacional continental.

A Roadpol é uma organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa, com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e a aplicação da lei nas estradas. No final de 2021, a GNR tornou-se membro da RoadPol, passando a integrar no seu planeamento operacional, as operações planeadas pela referida organização. Na estratégia de 2020-2022, a RoadPol estabeleceu quatro áreas de atuação no âmbito da segurança rodoviária: as estradas, os veículos, os utilizadores e a velocidade. Ler mais

Portugal vai ter estatuto para consumidor vulnerável

 Rui Moreira criticou fortemente o Governo, dizendo que a opção de salvar a companhia apenas serviu os interesses de Lisboa.


A TAP Air Portugal anunciou o corte de sete rotas aéreas e o fim de 705 mil lugares com partida do Porto em comparação com o verão de 2019. A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias, que refere ainda as rotas em causa: Amesterdão, Bruxelas, Barcelona, Madrid, Milão, Munique e para o aeroporto London City. Deverá assistir-se ainda a uma redução dos lugares disponíveis nas ligações a Genebra, Londres Gatwick, Luxemburgo, Nova Iorque.

No sentido inverso, Lisboa, Funchal e Paris terão um reforço das ligações. Tal como lembra a TSF, o Governo resgatou a TAP há um ano, numa operação que envolveu 2,55 mil milhões de euros e a garantia de serviço para todo o país. Ler mais

Portugal vai ter estatuto para consumidor vulnerável

Em relação à proteção dos consumidores, o Governo lança várias medidas no Programa do Governo que aprofundam os direitos dos cidadãos em matéria de consumo.

No documento entregue esta sexta-feira na Assembleia da República, o Executivo quer definir nos próximos quatro anos o "Estatuto do Consumidor Vulnerável, o qual contemplará um conjunto de critérios e respetivos direitos correspondentes a esta condição" e dinamizar a "Rede de Apoio ao Consumidor Endividado, com o intuito de assegurar uma resposta de acompanhamento próxima, ágil e permanente em casos de sobre-endividamento".

Ainda sobre os consumidores mais vulneráveis, é tido como importante a aposta em iniciativas de formação e capacitação em temas que "carecem de maior divulgação". A questão ambiental, nomeadamente a "composição dos produtos agroalimentares" e o impacto no planeta, são considerados conteúdos prioritários para estimular hábitos de vida saudáveis. Ler mais

Elétricos: como receber o apoio do Estado

 


Governo reforçou verbas para a mobilidade elétrica, mas apoios são ainda insuficientes e com muitas exclusões. Saiba nesta edição como candidatar-se ao Fundo Ambiental. Nos Açores correu-se a segunda prova do Europeu de Ralis e também de Portugal. Já o Passeio dos Alemães do ACP Clássicos mostrou a força das marcas germânicas no norte e no sul do país. Ver mais

sexta-feira, 1 de abril de 2022

"Mentiras disfarçadas de verdade". 5 situações que enganam os clientes

 

O Portal da Queixa explica, em comunicado, que a partilha destas cinco situações tem como objetivo "elevar o nível de literacia digital na sociedade de consumo", que é a "maior recomendação" contra os enganos.

A propósito do Dia das Mentiras, que se assinada esta sexta-feira, dia 1 de abril, o Portal da Queixa alerta para os cinco maiores enganos de que os consumidores foram alvo este ano. A plataforma adianta que o "setor do consumo está cheio de mentiras disfarçadas de verdade". 

O Portal da Queixa explica, em comunicado, que a partilha destas cinco situações tem como objetivo "elevar o nível de literacia digital na sociedade de consumo", que é a "maior recomendação" contra os enganos.

  1. Segurança das lojas online do Facebook e Instagram. "São centenas e centenas de reclamações sobre burlas e enganos em compras efetuadas em lojas online no Instagram e no Facebook. O esquema é sempre o mesmo: existe uma compra, a encomenda nunca chega e a loja é apagada. O consumidor não consegue entrar em contacto com a mesma e fica sem o dinheiro e sem o produto."
  2. Sites de compras fraudulentos. "Em causa estiveram duas grandes marcas, mas pode acontecer a qualquer uma. Primeiro foi a Stradivarius a ser alvo de duplicação fraudulenta do website que levou muitos consumidores a serem burlados. Uns meses depois, o Portal da Queixa identificou a mesma ação, desta vez com a Tiffosi. Mais recentemente, outras marcas do grupo Inditex foram alvo de clonagem do website por domínios russos, lesando centenas de consumidores portugueses."
  3. Phishing em cartões de crédito. "Um tema muito falado foi a burla dos cartões de crédito da WiZink, que foi uma das grandes lesadas da situação. As burlas com cartões de crédito originaram mais de 900 reclamações no Portal da Queixa só em 2021, representando um aumento de 130% face ao ano anterior. No caso concreto da WiZink, foi até criado um grupo de consumidores online, intitulado “Lesados WiZink”, que se uniu via Portal da Queixa."
  4. Burlas em revenda de bilhetes. "As queixas apresentadas levam a um esquema de burla praticado que é preciso saber identificar. Trata-se de venda especulativa de bilhetes: a tática passa por colocar à venda bilhetes que ainda não têm e esperar que algum consumidor os compre para só depois obterem apenas alguns ingressos junto dos organizadores. Há muitos bilhetes comprados que são falsificados e não são válidos. A venda dos mesmos, claro, é sempre feita com preços inflacionados, aos quais acrescem taxas que os consumidores nem percebem que estão a pagar."
  5. Falhas nas empresas de gestão de condomínios. "Da falta de regulação à falta de controlo e conhecimentos de gestão ou mesmo de profissionalismo, são várias as reclamações que chegam ao Portal da Queixa relativamente a empresas de gestão de condomínios."

Já são conhecidos os 50 melhores locais para trabalhar em Portugal


 Lista da Great Place to Work elenca as 50 empresas que "mais se destacaram pela excelência do ambiente de trabalho e pelas boas práticas na gestão de pessoas".

 A Great Place to Work revelou, na quinta-feira, os melhores locais para trabalhar em Portugal, salientando 50 empresas que "mais se destacaram pela excelência do ambiente de trabalho e pelas boas práticas na gestão de pessoas". 

"Os setores de IT e Farmacêutico contam com várias representantes entre as empresas que partir deste momento, tornam-se grandes referências para o mercado português, relativamente aos seus modelos de gestão centrados nas pessoas e capazes de entregar elevados níveis de qualidade na experiência dos colaboradores", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Na lista dos melhores lugares para trabalhar em Portugal até 50 colaboradores, a Anturio surge em primeiro lugar, com a Helexia a ocupar a segunda posição. Ler mais

Portugal é dos poucos países que não controla os preços da habitação. FMI alerta para risco de bolha

  A par de Luxemburgo, Alemanha e Países Baixos, Portugal integra uma pequena lista de países da OCDE que não está a conter a explosão dos...