Os alunos dispõem de poucos dias para consultar a prova e contestar a classificação, num processo que custa 25 euros, pode fazer a nota subir ou descer e prevê três dias adicionais para corrigir a candidatura ao ensino superior.
Depois de um processo de classificação marcado por atrasos e falhas, muitos alunos poderão querer contestar a nota dos exames nacionais. O procedimento tem um nome técnico — reapreciação —, obedece a duas etapas obrigatórias e admite uma reclamação posterior. Fica o guia.
O primeiro equívoco a desfazer é de vocabulário. Aquilo a que no dia a dia se chama “pedir revisão” é, na verdade, uma sequência de até três atos distintos: a consulta da prova, a reapreciação e, se for caso disso, a reclamação. Não é possível avançar diretamente para a reapreciação sem consultar primeiro a prova. Ler mais

Sem comentários:
Enviar um comentário