segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Segurança Social vai mudar forma como as entidades empregadoras comunicam as remunerações dos trabalhadores

 

A Segurança Social está a lançar a Simplificação do Ciclo Contributivo, um novo modelo que transforma a forma como as entidades empregadoras comunicam as remunerações dos seus trabalhadores.

O que muda?
Pela primeira vez, a obrigação contributiva será gerada automaticamente pela Segurança Social. As empresas passam apenas a confirmar, alterar ou acrescentar valores no Portal da Segurança Social.

A quem se aplica?
A todas as entidades empregadoras com trabalhadores com vínculo associado, incluindo trabalhadores independentes com pessoal a cargo.

A transição será gradual ao longo de 2026 (1 de Janeiro a 31 de Dezembro), garantindo o tempo necessário para adaptação.

A partir de 1 de Janeiro de 2027 todas as entidades empregadoras estão obrigatoriamente abrangidas pelo novo modelo de comunicação contributiva. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Jornal As Beiras - 26-12-2025