Só 32% dos inquiridos dizem que vão comprar este ano, contra 43% em 2024. Parcelamento dos pagamentos (BNPL – Buy Now, Pay Later) começa a ganhar terreno
Os consumidores europeus demonstram uma atitude mais prudente em relação às compras por impulso. Segundo o relatório da Intrum, líder no setor de serviços de gestão de crédito na Europa, “apenas 30% dos europeus dizem fazer mais compras impulsivas agora do que há dois anos, representando uma descida significativa face aos 45% que deram essa mesma resposta no relatório do ano passado. Esta mudança de comportamento poderá refletir os efeitos prolongados do aumento do custo de vida, da inflação e das taxas de juro, que levaram muitos consumidores a rever prioridades e a planear melhor as suas despesas”.
Em Portugal, os dados mostram que a facilidade do comércio eletrónico continua a incentivar compras não planeadas, mas registam uma descida em linha com os restantes países europeus. Atualmente, apenas 32% dos consumidores portugueses afirmam fazer mais compras espontâneas online do que há dois anos, uma quebra relevante face aos 43% registados em 2024. Este decréscimo poderá indicar uma maior consciencialização para práticas de consumo sustentáveis. Ler mais

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