sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Velocidade limitada a 30km/h, redução de 40 mil carros diários. Junta de Santa Maria Maior apresenta proposta de plano de mobilidade para o centro histórico de Lisboa

 

O presidente da Junta de Santa Maria Maior apresentou esta quinta-feira uma proposta de mobilidade para esta freguesia lisboeta, que prevê uma redução diária de 40 mil carros e a diminuição do limite de velocidade para 30 quilómetros hora.

Segundo o presidente da Junta de Santa Maria Maior, Miguel Coelho, esta proposta chega após ter ouvido moradores, comerciantes e especialistas.

Entre as medidas principais, o Plano prevê que na freguesia, que já é uma Zona de Emissões Reduzidas (ZER), possam apenas circular veículos elétricos ou híbridos, além das exceções previstas, o que reduzirá o transito automóvel nesta área em cerca de 40 mil carros diários. Atualmente passam em Santa Maria Maior entre 130 a 140 mil carros diários. O plano estabelece ainda que toda a freguesia seja uma zona com limite de velocidade máxima de 30 km por hora, controlada por radares e com sinais luminosos de aviso.

Os participantes na consulta pública sugeriram também que na Baixa, entre a Rua do Ouro e a Rua da Madalena, seja ainda mais restrita, com a criação de uma ZAAC, Zona de Acesso Automóvel Condicionado, entre a Rua da Madalena e a Rua do Ouro. que reduziria em dois terços o tráfego automóvel na Rua da Madalena. Em alternativa, esta Rua também poderá ser interditada (assegurando as exceções), se foram criados dois sentidos de trânsito na Rua do Ouro. Ler mais

 

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