quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Autoridades apreendem um tonelada de marisco em viveiro ilegal de ex-internacional de futebol português

 

Fábio Coentrão, antigo jogador do Benfica, Sporting e Real Madrid, foi apanhado com uma tonelada de marisco vivo ilegal, num armazém do porto de pesca da Póvoa de Varzim, denunciou esta quinta-feira o ‘Jornal de Notícias’. O antigo internacional português, agora armador, viu todo o lote ser apreendido e já foi notificado pela ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) para encerrar o negócio. O ex-futebolista arrisca agora multas de várias centenas de euros.

Os inspetores da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) encontraram no armazém, onde Fábio Coentrão faria comércio e venda ao público de marisco vivo, 12 tanques com água do mar (viveiros) cheios de lavagante, camarão e santola (a grande maioria, cerca de 90%), num total de 1.020 quilos. Destes 760 quilos não tinham qualquer documento que permitisse chegar à captura e estavam, como tal, ilegais. Os restantes 260 quilos de marisco (na maioria, também, santolas) tinham fatura e documentos de captura, mas o estabelecimento não tinha licenças de funcionamento, comercialização e venda de pescado em viveiro. Há ainda suspeitas de captação ilegal de água diretamente do mar.

A empresa em causa, propriedade de Fábio Coentrão e de um sócio, instalou-se no porto de pesca há cerca de sete meses, num armazém cedido pela Docapesca à Agropesca, que viria a arrendar o espaço a Coentrão.

Os 760 quilos de marisco sem fatura apreendidos deverão ser devolvidos ao mar esta quinta-feira, sendo que a DGRM já pediu o apoio à capitania do porto de Póvoa de Varzim para ajudar na operação.

Aos 36 anos, Fábio Coentrão, depois de se ter retirado do futebol, dedicou-se à pesca, possuindo três barcos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Presidência da República Casa Civil Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos

  MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.288, DE 16 DE JANEIRO DE 2025   Dispõe sobre medidas para ampliar e garantir...