segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Presidente da República promulga aumento do salário mínimo

 

O Presidente da República decidiu promulgar o aumento do salário mínimo para o próximo ano. Assim, Marcelo Rebelo de Sousa dá a indicação que os portugueses que auferem do ordenado mínimo vão passar a receber mais 50 euros por mês já a partir do próximo ano.

Trata-se de uma subida de 6,1% face ao valor praticado este ano.

Lembrar que o aumento do salário mínimo nacional tinha sido aprovado em Conselho de Ministros no passado dia 28 de novembro, inserido num decreto-lei. “Este aumento, justo e importante, é significativamente superior ao que estava previsto” para 2025 e constitui “um esforço significativo para aumentar os rendimentos do trabalho dos que mais precisam”, apontou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, aquando da conferência de imprensa do Conselho de Ministros.

Este foi o valor também acordado com os parceiros sociais, com o compromisso de se chegar a 2028 com um salário mínimo de 1.020 euros.

O valor atual está fixado em 820 euros mensais.

O objetivo do Governo para incrementar o salário mínimo é que este acompanhe a inflação e melhore o poder de compra dos trabalhadores.

Com os descontos para a Segurança Social (11%), o valor líquido fica em 774,30 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Despedimentos coletivos disparam e deverão piorar ainda este ano

Despedimentos coletivos disparam e deverão piorar ainda este ano  Em 2024, mais de 8.000 pessoas devem ficar sem trabalho pela via do desp...