sexta-feira, 1 de novembro de 2024

“O numerário é o meio de pagamento mais seguro”

 


Mário Frota, Presidente Emérito da Associação Portuguesa de Direito do Consumo e Mandatário da Denária Portugal, refletiu sobre o futuro do dinheiro físico e os desafios associados à digitalização financeira, nomeadamente as suas implicações para a soberania dos Estados e a cidadania.

Contextualizou o aumento maciço dos pagamentos digitais a partir da Covid-19, com a tecnologia contactless que permite fazer transações apenas por aproximação ao terminal de pagamento automático, e que permaneceu após o fim da pandemia.

Mário Frota desafiou a sociedade civil a defender a liberdade de escolha em relação aos meios de pagamento e aos riscos de exclusão financeira dos mais vulneráveis, que podem ter acesso limitado às instituições de crédito. Ler mais

Conferência - A teoria do desvio produtivo do consumidor - uma perspetiva ludo-brasileira

𝗔 𝗧𝗘𝗢𝗥𝗜𝗔 𝗗𝗢 𝗗𝗘𝗦𝗩𝗜𝗢 𝗣𝗥𝗢𝗗𝗨𝗧𝗜𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗖𝗢𝗡𝗦𝗨𝗠𝗜𝗗𝗢𝗥 – 𝘂𝗺𝗮 𝗽𝗲𝗿𝘀𝗽𝗲𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗹𝘂𝘀𝗼-𝗯𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹𝗲𝗶𝗿𝗮.

Ciclo de Conferências.  Responsabilidade Civil no Direito do Consumo.

A segunda conferência do ciclo sobre Responsabilidade Civil no Direito do Consumo versa sobre a Teoria do desvio produtivo do consumidor no âmbito da perspectiva luso-brasileira. O formador, Marcos Dessaune, é Advogado e Autor da Teoria do Desvio Produtivo e do Código de Atendimento ao Consumidor.

A inscrição é gratuita em https://crlisboa.org/wp/2024/10/a-teoria-do-desvio-produtivo-do-consumidor-uma-perspetiva-luso-brasileira/ (ligação na linktree - Formação).
 

Frente Cívica atribui a Mário Frota o Titulo de Associado Honorário



 

“O numerário é o meio de pagamento mais seguro”

  Mário Frota, Presidente Emérito da Associação Portuguesa de Direito do Consumo e Mandatário da Denária Portugal, refletiu sobre o futuro...