terça-feira, 22 de outubro de 2024

Mais de um milhão de portugueses vão ver o seu posto de trabalho mudar com a automação e GenAI (mas vai haver um salto positivo de horas de trabalho equivalentes a +0,3 milhões de empregos)

 

Cerca de 1,3 milhões de postos de trabalho vão ter de ser requalificados em Portugal com a adopção célere da automação e da inteligência artificial generativa (GenAI), refere o “Future of Work: Automação com GenAI: Oportunidade única para melhorar a produtividade em Portugal”, elaborado pelo McKinsey Global Institute (MGI), em colaboração com a Nova School of Business and Economics (SBE).

 «São 1,3 milhões postos de trabalho em que as pessoas vão ter de fazer as coisas de forma diferente», explica Duarte Begonha, sócio da McKinsey & Company, defendendo que é preciso haver uma «agenda bastante clara e definida, envolvendo os diferentes stakeholders da sociedade – sector privado, setor público e a parte da educação – na requalificação laboral».

Ou seja, vai exigir um conjunto de novas competências. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabe o que é “economia de fuga”? Esta pode ser a oportunidade das marcas para atraírem consumidores

  Sabia que 91% das pessoas globalmente buscam formas de escapar da rotina diária? Esta é uma das principais conclusões do estudo global “...