segunda-feira, 6 de maio de 2024

Transferências bancárias: Saiba o que vai mudar este ano

 

A confirmação do beneficiário nas transferências através de homebanking ou nas aplicações móveis e as transferências bancárias através do número de telemóvel chegam nos próximos meses. Estas são duas grandes novidades que constam da Estratégia Nacional para os Pagamentos a Retalho 2025 do Banco de Portugal.

O que é que muda na segurança das transferências bancárias?

Os bancos vão ser obrigados a partir já do próximo dia 20 de maio a disponibilizar aos seus clientes a identificação do beneficiário em caso de transferências através da APP, homebanking ou do balcão, tal como já acontece no Multibanco (ATM). Isto é, os bancos vão ser obrigados a mostrar ao ordenante de uma transferência quem é o beneficiário antes de autorizar a transferência.

No Relatório dos Sistemas de Pagamentos de 2023, divulgado na passada quinta-feira, o Banco de Portugal considera que este serviço permitirá reduzir os riscos de fraude (como a célebre fraude com mensagens telefónicas ou por whatsapp “olá pai, olá mãe”) ao minimizar a possibilidade de envio de dinheiro para destinatários errados. Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Isto é o Povo a Falar

Ouvir