A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) alertou hoje os prestadores de serviços de saúde que devem disponibilizar o livro de reclamações sempre que solicitado, sem exigirem documento de identificação a quem reclama.
Num aviso de alerta hoje divulgado, a ERS explica que tomou conhecimento de várias reclamações visando prestadores de cuidados de saúde do setor público, sobretudo unidades pertencentes aos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), que estariam a condicionar o acesso ao livro de reclamações à apresentação de documento de identificação civil pelo autor da reclamação.
Tendo
em conta o direito dos utentes de apresentarem queixas e reclamações,
bem como a obrigação legal relativa à existência e disponibilização do
livro de reclamações em serviços e organismos da Administração Pública, a
ERS sublinha que “todos os estabelecimentos prestadores de cuidados de
saúde do setor público estão legalmente obrigados a disponibilizar,
imediata e gratuitamente, o respetivo livro de reclamações, sempre que
este seja solicitado”. Ler mais
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