Informação pró consumo
Pasto de “efabulação”
Qual densa nuvem de fumo
A ocultar grossa omissão…
Informação do consumidor, mera efabulação com a chancela oficial?
Efabulação é sinónimo de “mentira, engano, logro, ilusão, utopia,
miragem, veleidade, fantasia, quimera, alucinação, ficção, cisma,
aparência, divagação, visão, devaneio, vagueação, fábula, invenção,
lenda, imaginação, capricho …”
De um estudo recente, encomendado pela Direcção-Geral do Consumidor, há
conclusões delirantes e dissociadas da realidade, a saber:
“ 69,5% dos Consumidores Portugueses declaram-se conhecedores das leis de defesa do Consumidor, subindo esta percentagem para
73,5% no escalão etário “46-64”, sendo o mais “conhecedor” dos seus direitos.
Ainda assim, 39,9% dos Consumidores declara estar pouco familiarizado
com as leis que os defendem. Já 30,2% dos Consumidores indica não estar,
de todo, familiarizado, justificando-o por “Falta de interesse”, “Falta
de informação” e “Ainda não teve necessidade de recorrer”.
“Conhecedores” das leis de Defesa do Consumidor entre Empresas sobe,
face a Consumidores, para 89,0%. 79,4% dos Consumidores “conhecedores”
das leis nacionais que os defendem considera que estas decorrem da
legislação europeia ( 57,2% indica-o em parte e 22,2% totalmente). 70,6%
destes afirma que esta legislação nos é imposta pelas Instituições
Europeias, considerando, no entanto, o contributo das Instituições
Europeias como “Positivo” ( 82,8%).”
Estes elementos contrastam fragorosamente com os que a Comissão Europeia
vem trazendo a lume em sucessivas revelações desde 2012, em que os
índices são confrangedoramente ralos, escassos…
A Lei-Quadro de Defesa do Consumidor de 1996, nas prescrições do seu artigo 7.º, incumprida se acha.
E vão 27 ( 27 anos)… Noves fora, nada!
Eis os seus termos:
“Incumbe ao Estado, às regiões autónomas e às autarquias locais
desenvolver acções e adoptar medidas tendentes à informação em geral do
consumidor, designadamente através de …:
– Criação de serviços municipais de informação ao consumidor;
– Constituição de conselhos municipais de consumo, com a representação,
designadamente, de associações de interesses económicos e de interesses
dos consumidores;
– Criação de bases de dados e arquivos digitais de acesso incondicionado em matéria de direitos do consumidor.
O serviço público de rádio e de televisão deve reservar espaços para a promoção dos interesses e direitos do consumidor.”
Nem acções, nem campanhas, a nível central, nem serviços municipais, a
nível local, nem plataformas digitais, nem programas nos sucessivos
canais de radiodifusão áudio e audiovisual com a chancela do Estado e
suportados directa e indirectamente por consumidores e contribuintes…
O Estado ignora normas imperativas que relevam da Lei do Direito ao
Direito e à Justiça de 29 de Julho de 2004, em cujo artigo 4.º se define
“preto no branco”:
– Incumbe ao Estado realizar, de modo permanente e planeado, acções
tendentes a tornar conhecido o direito e o ordenamento legal, através de
publicação e de outras formas de comunicação, com vista a proporcionar
um melhor exercício dos direitos e o cumprimento dos deveres legalmente
estabelecidos.
– A informação jurídica é prestada pelo Ministério da Justiça… .”
O Ministério da Justiça, aos costumes, diz invariavelmente “NADA”!
(Afora fugaz relâmpago no breve consulado de Laborinho Lúcio, valha a
verdade! Com Maria da Graça Pombeiro. E um Gabinete operante.)
Se aceitarmos que 30% da população portuguesa vive esmagada entre os
limiares da miséria e da pobreza, o estudo parece pretender fazer o
pleno, ou seja, os consumidores (que os remanescentes 30% se comprimem
na categoria de “não consumidores” já que nem sequer acedem ao mercado)
estarão na sua globalidade (a 100%, pois) inseridos na galeria dos
cidadãos realmente informados dos seus direitos como consumidores.
Talvez por tal circunstância é que o Estado se permita mandar às urtigas
as leis (já que seria redundante cumpri-las), não informando, não
habilitando, não capacitando…
Não se ensina quem aprendeu mais que a conta! Não se informa quem já detém um manancial de saberes inesgotável…
Demos graças ao Senhor!
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