quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Governo propõe atualização regular de escalões do IRS


A proposta sobre o acordo de rendimentos, salários e competitividade que o Governo leva hoje para a Concertação Social prevê a atualização regular dos escalões de rendimento do IRS visando a neutralidade fiscal das atualizações salariais.

A vertente fiscal, associada à estratégia da valorização salarial contemplada nesta proposta de acordo de médio prazo, visa garantir que os aumentos salariais "não se diluem através da carga fiscal, nem se traduzem em perdas efetivas no rendimento disponível".

Entre as medidas que o Governo propõe no documento a que a Lusa teve hoje acesso está a "atualização regular dos escalões" de rendimento do IRS (que atualmente são nove) "de forma a assegurar a neutralidade fiscal das atualizações salariais".

Na proposta que hoje vai discutir com o parceiros sociais, o Governo aponta ainda para a "aproximação e, sempre que possível, eliminação da diferença" entre a retenção na fonte (efetuada mensalmente) e o imposto devido (apurado anualmente coma entrega da declaração do IRS).

Entre as medidas que visam assegurar a neutralidade fiscal dos acréscimos de rendimento, ou seja, que visam evitar que aumentos salariais sejam absorvidos pelo IRS, inclui-se ainda a reformulação das regras de funcionamento do mínimo de existência e a criação de um Incentivo de Regresso ao Mercado de Trabalho, direcionado a desempregados de longa duração.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Milhões de britânicos proibidos de entrar na UE: mudança das regras nos passaportes pós-Brexit lança caos

 Milhões de britânicos estão a ser impedidos de entrar na União Europeia pelas regras de passaporte pós-Brexit, que estão a causar o caos ...