sexta-feira, 22 de julho de 2022

IMT, Seg. Social e SNS foram serviços públicos mais reclamados até junho

 Portal da Queixa recebeu 5.585 queixas dirigidas aos serviços públicos no primeiro semestre do ano. 

Uma análise do Portal da Queixa, divulgada esta sexta-feira, mostra que o IMT, a Segurança Social, o SNS, o IRN e o IEFP foram os serviços públicos que acumularam mais reclamações na primeira metade do ano. A mesma plataforma recebeu, no mesmo período, 5.585 queixas dirigidas às entidades públicas. 

"Os institutos públicos são o principal alvo dos consumidores, ao receberem 69% das queixas. O IMT, a Segurança Social, o SNS, o IRN e o IEFP estão no topo da lista das entidades com mais reclamações. Foram analisados 73 organismos públicos", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A liderar a lista, os cinco organismos públicos com mais reclamações são o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) com a maior fatia (59%), a Segurança Social (9%), o Serviço Nacional de Saúde também a somar 9%, o IRN - Instituto dos Registos e Notariado (4%) e o IEFP (3%). 

Quais são os motivos das reclamações? 

"No IMT, continuam os problemas reportados no começo do ano com as Cartas de Condução (troca de título de condução, renovação, emissão e envio), a recolherem mais de 60% das reclamações; na Segurança Social, cerca de 40% das queixas registadas estão relacionadas com atraso no pagamento de subsídios e prestações sociais; já no SNS, o atendimento continua a ser um dos problemas com maior número de reclamações, 42% no total", indica a mesma análise. 

Já o "atraso no pagamento de subsídios de desemprego é a queixa que absorve a maior fatia contra o IEFP, a gerar 19% do total", enquanto "no IRN, a demora processual representa cerca de 29% das queixas, sendo que, a demora na renovação do cartão de cidadão e nos pedidos de nacionalidade são dois exemplos destes casos".

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Afinal não é só em Portugal: novo sistema europeu de fronteiras gera filas de horas nos aeroportos

  Alerta é do organismo que representa os aeroportos do continente, que pede uma revisão urgente do calendário de implementação do Sistema ...