terça-feira, 10 de maio de 2022

Governo cria Observatório de Preços 'Nacional é Sustentável'

 A criação deste observatório "surge como resposta à atual conjuntura de aumento de custos e de fatores de produção que se traduzem numa tendência inflacionista dos bens alimentares". 

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, determinou, esta terça-feira, a criação do Observatório de Preços 'Nacional é Sustentável', que terá por missão a avaliação dos impactos da conjuntura de mercado nos preços ao nível do consumidor.

"É igualmente missão do Observatório de Preços garantir uma monitorização eficaz dos custos e preços ao longo da cadeia de valor agroalimentar", refere a tutela, em comunicado enviado às redações. 

A criação deste observatório "surge como resposta à atual conjuntura de aumento de custos e de fatores de produção que se traduzem numa tendência inflacionista dos bens alimentares". 

Deste modo, o Governo pretende "assegurar que os preços dos bens alimentares ao consumidor cumprem os racionais e fundamentos de mercado, e não movimentos especulativos ou desagregados da respetiva transmissão de custos ao longo da cadeia agroalimentar". 

"É essencial garantir o pleno funcionamento da cadeia de valor agroalimentar, de forma a assegurar um abastecimento adequado aos consumidores, e garantir que a remuneração dos fatores de produção permite aos agricultores a obtenção de níveis de rendimento justos de forma a manter a sua atividade, sem comprometer a capacidade de abastecimento de alimentos às populações", pode ler-se na nota divulgada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Faturas do combustível podem entrar na declaração do IRS? Saiba a resposta

  As faturas de combustíveis – gasolina 95, gasóleo ou outros – podem entrar na declaração do IRS? Sim, podem, como qualquer outra despesa, ...