quinta-feira, 7 de abril de 2022

O PERFIL DO CONSUMIDOR NA SOCIEDADE DIGITAL

 


SOCIEDADE DIGITAL

Prenhe de “bué” de artifícios

Obriga a uma racional

Habilitação p’rós ‘ofícios’…

 

 

 

O PERFIL DO CONSUMIDOR 

NA SOCIEDADE DIGITAL

Mário Frota

Presidente emérito da apDC – DIREITO DO CONSUMO – Portugal

 

1.     PANO DE FUNDO: CENÁRIOS

  1.  A RECONFIGURAÇÃO DOS MERCADOS
  2.  NOVA FISIONOMIA, PERFIL DISTINTO
  3.  DIFERENTES MEIOS DE TUTELA
  4.  CARTA DE NOVOS DIREITOS (?) (vinho novo em odres velhos?)

 

I

NOVOS CENÁRIOS, REFORMATAÇÃO DOS MERCADOS,

UMA NOVA ‘PERSONALIDADE’ PARA OS CONSUMIDORES

1.    O Pano de Fundo: a transmutação do cenário por mor da pandemia

Em 2020 ter-se-á operado, mercê das circunstâncias, significativa viragem nos quadros dos mercados tradicionais.

E os dados oferecidos inculcam-no.

A pandemia é responsável por uma radical alteração de comportamentos ante o B2C:  cerca de 60% dos compradores online asseveram haver incrementado as compras via internet.

A frequência e intensidade de compras por esse modo disparou com 73% dos consumidores online a fazer em média mais do que 3 a 5 vezes compras / mês.

Recorre-se agora mais estabelecimentos virtuais portugueses e menos a congéneres estrangeiros.

1.1.           Do consumidor “analógico” ao consumidor “digital”

Do mercado de proximidade, presencial… ao mercado à distância (de um dedo…) ou digital

A emergência de uma sociedade de clausura com o seu peculiar modus operandi , quiçá, modus vivendi, assenta num amplo conjunto de ferramentas que o isolamento em si mesmo prefigurou em ordem a que a vida continuasse, conquanto em distintos moldes.

O recurso alternativo e em espiral a veículos virtuais foi determinante. Ei-los: Ler mais

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