A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) tem recebido um número
crescente de participações de cidadãos sobre chamadas telefónicas,
emails e SMS/MMS de 'marketing', que resultaram na aprovação de uma
diretriz sobre a validade do consentimento.
As participações, na sua grande maioria, dizem respeito a ações de 'marketing' direto levadas a cabo por entidades com quem os titulares dos dados pessoais não têm qualquer relação de clientela, ou em relação às quais não se recordam de ter concedido qualquer tipo de consentimento.
A CNPD, na deliberação aprovada em 25 de
janeiro, especifica que as ações de 'marketing' reclamadas "são
frequentemente descritas pelos titulares dos dados como intrusivas" pela
frequência e insistência na sua realização, que acontece por correio
eletrónico, por SMS/MMS ou por chamada telefónica, independentemente de
esta ser realizada através de aparelhos de chamada automática ou através
de intervenção humana, o que não releva para o regime jurídico
aplicável, lembra a comissão. Ler mais
Sem comentários:
Enviar um comentário